Mundo
União Europeia alerta para ameaça de faltar gás no continente no próximo inverno
O comissário europeu da Energia, Guenther Oettinger, alertou hoje (16) para a possibilidade de a Europa ter falta de gás no próximo inverno, depois de a Rússia ter anunciado que vai cessar o fornecimento à Ucrânia.
O comissário europeu da Energia, Guenther Oettinger, alertou hoje (16) para a possibilidade de a Europa ter falta de gás no próximo inverno, depois de a Rússia ter anunciado que vai cessar o fornecimento à Ucrânia.

(Foto: Divulgação)
O ministro da Energia ucraniano, Iuri Prodan, anunciou nesta segunda-feira que a Rússia suspendeu o fornecimento de gás à Ucrânia a partir de hoje. Prodan assegurou, no entanto, que a Ucrânia vai continuar transportando energia para a Europa.
“Fomos informados que o fornecimento de gás à Ucrânia foi reduzido a zero, o volume enviado [pela Rússia] será apenas o suficiente para o fornecimento aos países europeus. A Ucrânia vai garantir que esse transporte de gás chegue à Europa”, disse o ministro.
O corte de gás da Rússia à Ucrânia foi decidido hoje de manhã, depois de um ultimato para que a empresa estatal ucraniana de energia pagasse uma dívida de 1,45 bilhões de euros reclamada pela russa Gazprom. A Gazprom anunciou que o fornecimento do combustível ao país vizinho passará a ser feito apenas em sistema de pré-pagamento, mas alertou a Ucrânia para a sua obrigação de “garantir o transporte do combustível a terceiros”.
A União Europeia importa da Rússia quase metade do gás que consome (39%). Na maior parte das vezes, esse gás chega ao continente pela Ucrânia.
Fonte: Agência Brasil
-
Brasil2 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil2 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes2 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo2 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará2 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Ceará3 dias atrásCidadãos podem solicitar imagens de câmeras de monitoramento de Fortaleza; veja como
-
Noticias2 dias atrásNordeste terá R$ 340 milhões para modernizar redes elétricas e reduzir cortes de energia
-
Brasil2 dias atrásInfluenciadora Malévola Alves e amiga são liberadas após prisão no Egito
