Brasil
Unesco declara discursos de imperadores do Brasil como memória do mundo
A Unesco declarou as “Falas do Trono dos Imperadores do Brasil” como registro da Memória do Mundo. Essa foi a primeira vez que o Senado Federal teve arquivos reconhecidos pelo programa.

A Unesco declarou as “Falas do Trono dos Imperadores do Brasil” como registro da Memória do Mundo. Essa foi a primeira vez que o Senado Federal teve arquivos reconhecidos pelo programa.
A série “Falas do Trono” traz setenta e três discursos manuscritos por Dom Pedro I, Dom Pedro II e pelos regentes nas sessões da Assembleia Geral Legislativa. São cento e oitenta páginas que contam a história de parte do Império, entre os anos de 1826 e 1889. Os discursos eram proferidos no Palácio Conde dos Arcos, no Rio de Janeiro, que, na época, era a sede do Poder Legislativo brasileiro.
Essa foi a primeira vez que o Senado apresentou algum registro e que teve o reconhecimento da Unesco no programa Memória do Mundo, que tem o objetivo de preservar documentos de grande valor patrimonial de todos os povos. A arquivista do Senado Federal Betânia Guedes destaca essa declaração da Unesco como a forma de levar para o mundo a história política do Brasil.
Os registros da série “Falas do Trono” são públicos e estão guardados no Arquivo do Senado Federal, que pode disponibilizar o documento para quem se interessar. Para ter acesso, basta entrar em contato com o setor pelo telefone 61 3303-4076 ou pelo e-mail arquivo@senado.leg.br.
Fonte: RADIO SENADO
-
Ceará2 semanas atrás
Suspeito de decapitar jovem de 18 anos em Trairi morre em hospital de Fortaleza
-
Ceará2 semanas atrás
Motociclista de app tem moto roubada ao chegar a local de corrida no CE
-
Ceará2 semanas atrás
Criança de 3 anos morre engasgada com uva em escola de Canindé
-
Ceará2 semanas atrás
Ceará terá sistema integrado entre polícias e guardas municipais, anuncia Elmano de Freitas
-
Iguatu2 semanas atrás
Ednaldo Lavor Reverte Condenação por Improbidade Administrativa no TJCE
-
Iguatu2 semanas atrás
Justiça Eleitoral de Iguatu nega tentativa de antecipar defesa em ação de investigação contra grupo ligado a Roberto Filho
-
Iguatu2 semanas atrás
Decisão da Justiça Eleitoral em Iguatu: Juiz Nega Pedido de Novas Provas em Ação Contra José Ilo Neto por Suposta Compra de Votos
-
Noticias7 dias atrás
Anvisa endurece regras e passa a exigir retenção da receita na compra de remédios para emagrecimento a partir de hoje