Foto: Reprodução
Os alunos devem efetuar sua matrícula nos dias 08 a 10 de janeiro de 2013. O processo compreende duas etapas obrigatórias. Na primeira (08 a 10 de janeiro de 2013) o aluno seleciona as disciplinas que deseja cursar, observando a ordem de prioridade em relação às mesmas. Na segunda etapa (23 e 24 de janeiro de 2013), deverá consultar o processamento do seu pedido de matrícula.

Caso tenha sido aceito integralmente, a matrícula deve ser confirmada. Caso não, ou seja, se apenas teve sua solicitação aceita parcialmente ou negada integralmente, o aluno poderá refazer sua solicitação, incluindo ou excluindo disciplinas. O aluno que não realizar a matrícula, entra em situação de abandono de curso, sendo impedido de cursar o semestre letivo.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, nesta fase antecedente da matrícula para veteranos (08 a 10 de janeiro de 2013), a UECE iniciará a implantação do Programa de Acompanhamento Discente – PRADIS, cujo objetivo é conduzir os alunos que excederam o tempo de integralização curricular, para a conclusão do curso no menor tempo possível. Os alunos serão orientados e priorizados das realizações de suas matrículas disciplinares, que serão realizadas presencialmente na Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD.

Leia Mais

Para obter sucesso no processo de matrícula, o estudante deve atentar para as seguintes orientações:

Informações Importantes sobre a Matrícula

Débito com a Biblioteca impede a sua matrícula. Observe, na 1ª fase, se existe uma informação comunicando que você está em débito com a biblioteca e, caso sim, providencie imediatamente a resolução do problema, apresentando-se ao setor responsável.Não realizar a 1ª fase da matrícula significa entrar em situação de abandono.

Não se esqueça de conferir, na 2º fase da matrícula (reajuste), se as disciplinas solicitadas na 1ª fase foram aceitas ou não e, caso necessário, faça o devido reajuste. O aluno que teve o pedido de matrícula negado integralmente na 1ª fase e não faz o reajuste também entra em situação de abandono.

Prioridade – A matrícula é feita por disciplina/turma, obedecendo-se a uma ordem de prioridade com a qual o aluno poderá ter seu pedido aceito ou rejeitado em cada disciplina. A sua prioridade de matrícula em cada disciplina pode ser vislumbrada através da numeração (1, 2, 3, 4), à margem direita do quadro das disciplinas ofertadas, na coluna com a designação PRI, que dispõe sobre a seguinte ordem de prioridade:

1. Alunos cujo ingresso corresponde ao semestre, curso e turno para a qual a disciplina turma está sendo ofertada;
2. Alunos de outros semestres do mesmo curso, por ordem de antiguidade na UECE;
3. Alunos de cursos do mesmo Centro, para os quais a disciplina é ofertada;
4. Alunos de curso de outro Centro para os quais a disciplina é ofertada.

Sucesso – Para que obtenha sucesso no seu pedido de matrícula é importante que o aluno selecione inicialmente todas as disciplinas com a Prioridade 1 – seguidas das que apresentam a Prioridade 2, 3 e 4 consecutivamente.

Lista de Frequência – Para sua segurança, no início do semestre, solicite aosprofessores que consultem o seu nome na lista de frequência. Caso não conste e seu pedido tenha sido aceito, leve o comprovante de matrícula até a sua coordenação para imediata solução.

Com informações do Portal UECE