A Universidade Estadual do Ceará (Uece) mais uma vez é classificada entre as melhores estaduais do Brasil pelo THE World University Rankings, produzido pela revista Times Higher Education (THE), responsável por alguns dos mais respeitados rankings do mundo.

O ranking deste ano classificou 1.799 instituições de 104 países, das quais 62 são do Brasil. Destas, apenas 3 estaduais nordestinas estão listadas, estando a Uece entre elas. Os elevados critérios de inclusão, tal como ter mais de 1.000 publicações de relevância nos últimos 5 anos, fazem com que apenas universidades de alto desempenho encontrem-se listadas.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “o excelente resultado da Universidade em mais esse ranking é o reflexo de um trabalho coletivo, que iniciou há mais de 20 anos, com a consolidação da pós-graduação stricto sensu. Foi esse trabalho que lançou as bases para que a instituição chegasse ao importante patamar de maturidade acadêmico-científica que tem hoje, constituindo-se como um valioso patrimônio da sociedade cearense, além de grande produtora de ciência e tecnologia, como demonstra o nosso portfólio de tecnologias industriais, incluindo registros junto ao INPI.”

Outro ponto de destaque no ranking é o crescimento da Uece no indicador Renda da indústria, que avalia a capacidade da universidade ajudar a indústria com inovações, invenções e consultoria, ponto que se tornou missão central da academia global contemporânea. A categoria analisa até que ponto as empresas estão dispostas a pagar por pesquisa e a capacidade de uma universidade de atrair financiamento no mercado comercial.

Para crescer nessa categoria, a Uece conta com as importantes atividades realizadas pela Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Estadual do Ceará (IncubaUece) e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), além de iniciativas de pesquisadores da instituição.

O novo ranking foi baseado em 13 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados que medem o desempenho de uma instituição em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

Fonte: UECE

https://open.spotify.com/episode/01hTBNkVQCMgKOocc1G04y