Iguatu

Uece promove I Encontro Iguatuense de Formação sobre África

A Universidade Estadual do Ceará, em parceria com o SESC e a Secretaria de Educação do Município, promove hoje e amanhã o I Encontro Iguatuense de Formação sobre África (EIFÁ).

Published

on

A Universidade Estadual do Ceará, em parceria com o SESC e a Secretaria de Educação do Município, promove hoje e amanhã o I Encontro Iguatuense de Formação sobre África (EIFÁ).

A lei federal nº10.639 diz que as culturas africana e indígena devem ser trabalhadas em sala de aula, como forma de tentar diminuir ou eliminar situações de preconceito racial. 

O I EIFÁ vai trabalhar a africanidade ou africanitude presente na vida escolar e na sociedade, em especial no nosso município. A ideia surgiu de um trabalho proposto ao V semestre do curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), onde o professor Helder Holanda ministra a disciplina Tópicos de Literatura Africana. 

Continente aqui

O que seria uma só noite de apresentações em sala de aula, tornou-se um evento de dois dias, com palestras, grupos de discussão, mesa-redonda e a participação de convidados de dois países africanos. Além disso, o Campus Multi-Instituicional Humberto Teixeira será um espaço de compartilhamento de experiências e apropriação de novos elementos representativos do continente, com o Circuito Interativo “Conhecendo a África e suas Diversidades”. 

Programação

A programação teve início mais cedo, com uma formação voltada a professores da rede pública e alunos da FECLI. Hoje à tarde, a programação tem palestras com os convidados Banjaqui Nhaga, da Guiné Bissau, e Ednaldo de Ceuta, de São Tomé e Príncipe. Logo após o intervalo, os participantes assistem ao documentário “Mojubá e a religiosidade africana”. À noite, os visitantes africanos respondem a perguntas sobre seus países, e um novo circuito interativo será visitado por todos. 

Amanhã, a programação tem continuidade nos turnos manhã, tarde e noite, com novas palestras, mesa redonda e leitura de poemas na língua crioula. Para ter acesso à programação completa do I Encontro Iguatuense de Formação sobre África, acesse a nossa fanpage no Facebook. 

 

EM ALTA

Sair da versão mobile