Iguatu
Trussu: com menos de 7,5% encerra quadra chuvosa sem aporte significativo
Com o encerramento da quadra chuvosa no Ceará, que vai de Fevereiro a Maio, o principal reservatório que abastece Iguatu, o Açude Roberto Costa (Trussu), se encontra com menos de 7,5% de sua capacidade, com apenas 19,96 milhões de Metros cúbicos, o que corresponde a 7,43%.
De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, Cogerh, o Trussu chegou a receber cerca de 3 milhões de metros cúbicos, mas esse aporte não refletiu positivamente, pois o açude tem uma demanda fixa para o abastecimento das cidades de Iguatu e Acopiara. “As águas que entraram no Trussu não compensaram nem a água que foi retirada”, afirma Anatarino Torres, analista de recursos hídricos da Cogerg e diretor do escritório local.
Ele lembra que o reservatório apresentou uma redução de 38 centímetros em relação ao nível do início do ano, o que corresponde a menos 2 milhões de metros cúbicos.
Preocupação com o abastecimento de Iguatu

Imagem de um barco encalhado na área seca do Trussu. Desde o início do ano o reservatório está 38 centímetros mais baixo. Foto: MaisFM Educativa
De acordo com a Cogerh, considerando a atual demanda de água para Iguatu e Acopiara, o abastecimento de 2018 está garantido. “A nossa preocupação do Trussu não é especificamente para esse ano, mas para 2019, que a gente vai precisar que o Trussu tenha uma recarga significativa, porque senão já fica difícil o segundo semestre, se continuar com essa demanda”, alerta Anatarino.
O açude se encontra desde julho do ano passado sem realizar liberação de água para preservar os recursos. Uma preocupação do Sistema Antônomo de Água e Esgoto, SAAE, é com a qualidade da água, já que com a redução de volume essa qualidade tende a reduzir, o que encarece e dificulta os processos de tratamento.
-
Brasil2 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil2 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes2 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo2 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará2 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Ceará2 dias atrásCidadãos podem solicitar imagens de câmeras de monitoramento de Fortaleza; veja como
-
Noticias2 dias atrásNordeste terá R$ 340 milhões para modernizar redes elétricas e reduzir cortes de energia
-
Brasil2 dias atrásInfluenciadora Malévola Alves e amiga são liberadas após prisão no Egito

