Ceará

Trio é preso por extração ilegal de areia no interior do Ceará

Published

on

Três homens extraindo areia, sem autorização legal, foram flagrados por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) às margens da BR-020, em Caridade, no interior do Ceará. “A prática, aparentemente inofensiva, é crime ambiental por causar danos ao leito de rios e é tipificada como crime contra o patrimônio da União”, informa a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O crime foi registrado na manhã da última quinta-feira (1º). O carregamento foi extraído de forma ilegal e não apresentava nota fiscal.

O motorista indicou o local da extração. Os policiais localizaram o ponto da retirada da areia em um lugarejo de nome Ipueira dos Gomes, em Caridade. No local, que fica às margens do Rio Camarão, um grupo de pessoas estaria efetuando extração irregular de areia.

Três homens envolvidos na atividade foram encaminhados para a Polícia Federal em Fortaleza, “onde será investigada a prática do crime contra o patrimônio pertencente à União de usurpação de bem ou matéria-prima, e do crime ambiental de executar lavra ou extração de recursos minerais sem autorização da Agência Nacional de Mineração”.

Em agosto deste ano, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão com “objetivo de combater extração irregular de arenito e areia no município de Missão Velha”.

Dez policiais federais atuaram em locais de lavras de materiais minerais que vinham sendo utilizadas por empresários da região do Cariri, havendo indícios de ausência de licenças ambientais necessárias ao exercício da atividade. As buscas tiveram como objetivo paralisar as atividades que vinham provocando assoreamento das margens do Riacho Seco, que recebe águas do projeto de transposição do Rio São Francisco.

Fonte: GCmais

EM ALTA

Sair da versão mobile