Noticias

Três em cada quatro adultos acham que o Facebook está piorando a sociedade

Published

on

Uma pesquisa realizada pela CNN mostrou que, aproximadamente, três a cada quatro adultos acreditam que o Facebook está piorando a sociedade americana. O levantamento também revelou que, entre essas, quase metade (49%) disse conhecer alguém que foi persuadido a acreditar em teorias da conspiração devido os conteúdos compartilhados na plataforma.

Ainda dentre esses 49%, 61% dos adultos com menos de 35 anos dizem que conhecem alguém que não apenas acreditou, mas adotou uma teoria da conspiração com base no conteúdo do Facebook, o que, com base na idade, sugere que os jovens são o público que, segundo a pesquisa, foram mais persuadidos na internet.

Ainda segundo os dados, divulgados pela CNN, dentre os que acreditam que o Facebook piora a sociedade (76%), 11% não concordam e 13% não veem nenhum efeito. A pesquisa também avaliou a opinião dos partidos políticos americanos quanto ao sentimento de que a rede social prejudica os americanos; a taxa foi maior entre os republicanos (82%).

No entanto, as opiniões ficam divididas quando o assunto é se o responsável por isso é a execução do próprio Facebook (45%) ou a forma como as pessoas usam a rede (55%). Entre os partidos, 44% dos republicanos e 27% dos democratas dizem que o Facebook é mais culpado do que seus usuários.

A crise do Facebook
A pesquisa vem ao mesmo tempo em que o Facebook enfrenta uma onda de multas e denúncias, principalmente a respeito da influência da plataforma sobre jovens e adolescentes, além do sistema de segurança – que segundo a denunciante Frances Haugen, prioriza o lucro e não segurança.

Em uma tentativa de mudar a imagem da rede social, recentemente, a big tech anunciou a mudança de conceito da rede social, que passa a se chamar Meta – de metaverso.

O levantamento da CNN não é o primeiro a indicar que o Facebook é prejudicial. Um estudo interno da própria plataforma revelou que o site é nocivo para um a cada oito usuários. Os dados foram divulgados pelo The Wall Street Journal.

De acordo com a CNN, toda a movimentação está gerando uma visão negativa da plataforma, com isso, mais da metade (53%) dos americanos acham que o governo federal deve aumentar a regulamentação do Facebook.

No entanto, a desconfiança não paira só sobre o Facebook. 38% dizem que não confiam em empresas como Google ou Amazon para fazer o que é melhor para seus usuários.

A pesquisa da CNN foi conduzida pelo SSRS (software) entre 1 e 4 de novembro.

Fonte: Olhar Digital

PODCAST DIÁLOGO MAIS – A violência contra o idoso

EM ALTA

Sair da versão mobile