Brasil

Tratamento de HIV/aids ganha simplicidade e eficácia com medicamento único desenvolvido pela Fiocruz

Published

on

O tratamento do HIV/aids ficou mais fácil com a combinação do dolutegravir 50mg e do lamivudina 300mg em um só comprimido, fornecido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde outubro. Segundo a Fiocruz, essa combinação é mais eficaz, segura e simples do que as tradicionais, que usavam vários medicamentos de diferentes classes.

A Agência Fiocruz de Notícias afirma que o medicamento único tem dose diária, não causa resistência viral e tem menor toxicidade e efeitos adversos. O Ministério da Saúde espera receber 10,8 milhões de unidades ainda neste ano e 30 milhões até 2024.

O diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, Jorge Mendonça, ressalta que o medicamento único facilita a adesão dos pacientes ao tratamento, que é um dos grandes desafios no combate ao HIV/aids. Ele diz que o medicamento combinado é indicado para adultos e adolescentes com mais de 12 anos e peso mínimo de 40 kg, e que reduz a carga de comprimidos e as interações medicamentosas.

O medicamento é resultado de uma parceria entre Farmanguinhos e as empresas ViiV Healthcare Company e GlaxoSmithKline (GSK), que envolve desenvolvimento, transferência de tecnologia e produção nacional.

Ouça nossos Podcasts!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC

EM ALTA

Sair da versão mobile