Iguatu

Topiques da COOPRECENSUL retomam atividades com 50% da frota

Published

on

A Cooperativa dos Profissionais em Transporte Alternativos de Iguatu e Região Centro Sul (COOPRECENSUL) retornou nessa segunda-feira (20) com suas atividades de transporte de passageiros que chegam e saem do município de Iguatu. O transporte intermunicipal já havia sido liberado em decreto estadual desde o dia 10 de julho, porém, a cidade não foi contemplada, e teve de suspender o retorno até o recente decreto municipal que prevê a liberação de 50% da frota dos veículos, mas com ressalvas.


Como medida para evitar aglomeração de pessoas no documento estipula que as também chamadas “topiques”, não devem sair do Terminal Rodoviário de Iguatu. Os pontos de embarque e desembarque serão os já existentes ao longo da Avenida Carlos Roberto Costa e Avenida Cruzeiro do Sul, para todos os destinos. (Nova informação abaixo na matéria)


Nessa segunda-feira (20), houve uma reunião estratégica com motoristas, cooperados e funcionários da COOPRECENSUL. Francisco Sousa (conhecido por Neném), presidente da COOPRECENSUL, informou em entrevista à Rádio Mais FM e TV Mais que os protocolos sanitários adotados seguirão as recomendações do governo estadual: “A gente vai trabalhar de acordo com as autoridades sanitárias. O decreto estadual deixa aqui bem claro; o uso obrigatório de máscaras de proteção industrial ou caseira pelos passageiros e tripulação a bordo durante percurso integral da viagem; a limpeza obrigatória dos veículos antes e ao término de cada viagem; vedação de transporte de passageiro em pé no veículo (ou seja, jamais poderemos transportar passageiro em pé, devido esse fluxo do usuário a gente também tem que ter essa preocupação sanitária, não só com os motoristas e cobradores, mas principalmente com nosso usuário, tem que ter essa segurança na saúde); adoção de medidas obrigatórias que preservem o distanciamento nos terminais de embarque e desembarque.” Disse o representante da categoria enaltecendo os artigos do documento aos quais se enquadram a realidade local.


“Aqui na sede da Cooperativa a gente marcou algumas cadeiras, já para os veículos a gente tem uma máquina de pulverização que o veículo vai ser higienizado tanto na chegada quanto na saída, já se prevenindo contra esse Coronavírus que a gente sabe que estamos lutando juntos contra um inimigo invisível. ” Complementou Neném expressando seu receio pelo cenário atual de Pandemia.

Topiques em frente a sede da Cooperativa

O deslocamento de pessoas oriundas de outros municípios ainda não foi aceito nas cidades de Icó e Mombaça que não devem ter topiques disponíveis nesse primeiro momento por falta de liberação dos gestores municipais.


Logo que foi anunciado o retorno dos transportes, o coordenador da Vigilância Sanitária de Iguatu, Samuel Bezerra disse estar ciente da complexidade da decisão e ficará atento as medidas para segurança da população.


A COOPRECENSUL tem abrangência de 25 municípios contendo uma frota total de 106 veículos cadastrados. Há mais de quatro meses os serviços foram suspensos em todo o território atendido desde que houve a ordem via decreto estadual por conta da disseminação de Covid-19 em todas as regiões do Ceará.

ATUALIZAÇÃO


Após algumas negociações, a diretoria da COOPRECENSUL divulgou na tarde de ontem que os veículos deverão voltar a sair do Terminal Rodoviário de Iguatu ainda neste dia 22 de julho. Em rede social e instituição apresenta como justificativa a segurança e melhor comodidade dos usuários que utilizam os serviços e que vai operar seguindo as normas das autoridades sanitárias.

Segue lista de horários atualizada:

EM ALTA

Sair da versão mobile