Noticias
Tipo 3 da dengue volta a circular no país e preocupa as autoridades de saúde
O sorotipo 3 da dengue, que estava ausente no Brasil há mais de uma década, voltou a circular e preocupa as autoridades de saúde. Quatro casos foram confirmados em Votuporanga, no interior de São Paulo, em mulheres que apresentaram sintomas graves da doença, como febre, dor, manchas vermelhas, vômito e sangramento.
A cidade realizou ações de bloqueio e identificou mais sete casos suspeitos, dos quais três deram positivo para o tipo 3 da dengue. Todos os casos são do mesmo bairro, na zona sul da cidade. Os pacientes estão em recuperação domiciliar.
A Secretaria de Estado da Saúde disse que não há registro de outros casos ou mortes pelo tipo 3 da dengue no estado e que acompanha a situação epidemiológica com um plano de contingência.
Segundo um estudo da Fiocruz, divulgado em maio, o tipo 3 da dengue ressurgiu no país e pode causar uma epidemia, pois a população tem baixa imunidade contra esse sorotipo. A dengue tem quatro sorotipos e a infecção por um deles não protege contra os outros. Quem já teve os tipos 1 e 2, ao se infectar pelo tipo 3, pode ter uma forma mais grave da doença.
O infectologista Kleber Luz, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, explica que os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos outros tipos, mas que o que diferencia é a severidade do quadro, por ser uma infecção sequencial. Ele afirma que em outros países, como o México e a América Central, o tipo 3 da dengue tem provocado mais mortes.
Os sintomas de alerta da doença incluem: febre, manchas vermelhas, dor abdominal, vômito persistente, sangramento na gengiva, no nariz ou na urina. Ao notar qualquer sinal, a pessoa deve buscar atendimento médico imediatamente. A prevenção da doença depende da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, e da colaboração da população com os agentes de saúde.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

