Noticias
Tipo 3 da dengue volta a circular no país e preocupa as autoridades de saúde
O sorotipo 3 da dengue, que estava ausente no Brasil há mais de uma década, voltou a circular e preocupa as autoridades de saúde. Quatro casos foram confirmados em Votuporanga, no interior de São Paulo, em mulheres que apresentaram sintomas graves da doença, como febre, dor, manchas vermelhas, vômito e sangramento.
A cidade realizou ações de bloqueio e identificou mais sete casos suspeitos, dos quais três deram positivo para o tipo 3 da dengue. Todos os casos são do mesmo bairro, na zona sul da cidade. Os pacientes estão em recuperação domiciliar.
A Secretaria de Estado da Saúde disse que não há registro de outros casos ou mortes pelo tipo 3 da dengue no estado e que acompanha a situação epidemiológica com um plano de contingência.
Segundo um estudo da Fiocruz, divulgado em maio, o tipo 3 da dengue ressurgiu no país e pode causar uma epidemia, pois a população tem baixa imunidade contra esse sorotipo. A dengue tem quatro sorotipos e a infecção por um deles não protege contra os outros. Quem já teve os tipos 1 e 2, ao se infectar pelo tipo 3, pode ter uma forma mais grave da doença.
O infectologista Kleber Luz, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, explica que os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos outros tipos, mas que o que diferencia é a severidade do quadro, por ser uma infecção sequencial. Ele afirma que em outros países, como o México e a América Central, o tipo 3 da dengue tem provocado mais mortes.
Os sintomas de alerta da doença incluem: febre, manchas vermelhas, dor abdominal, vômito persistente, sangramento na gengiva, no nariz ou na urina. Ao notar qualquer sinal, a pessoa deve buscar atendimento médico imediatamente. A prevenção da doença depende da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, e da colaboração da população com os agentes de saúde.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

