Noticias

Tem alta bebê resgatado por atendimento aeromédico, após ser internado com infecção pulmonar em Crateús

Published

on

Após ser resgatado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará), por meio de atendimento aeromédico, o pequeno Heitor Miguel Beserra da Silva, de dez meses, chegou à unidade hospitalar no dia 8 de fevereiro. Na última quarta-feira, 16, com quase dez dias de internação no Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a criança recebeu alta hospitalar. O caso ocorreu na cidade de Crateús, localizada a 359,1 km de distância de Fortaleza.

O bebê estava com quadro grave de infecção pulmonar e teve de ser transferido com urgência para um hospital de alta complexidade. A coordenadora médica da clínica pediátrica do HRN, Aline Ibiapina, por meio da assessoria, disse que a criança saiu sem sequelas e que o tempo de atendimento foi crucial para a recuperação. “Ela estava com desconforto respiratório e bradicardia, mas o quadro foi revertido. A agilidade no atendimento e transferência auxiliaram no desfecho positivo”, avalia.

O resgate teve apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).
Segundo a mãe da criança, a agricultora Bárbara Beserra da Silva, de 23 anos, Heitor estava gripado e apresentou rouquidão, de tanto chorar. O bebê foi então levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, de lá, para o HRN, no qual foi diagnosticado. “Chamaram a ambulância do Samu e o helicóptero para levar urgentemente meu filho para Sobral, porque talvez ele não fosse escapar. Foi tudo muito rápido”, relata.

Em 2022, a Central de Regulação de Urgências (CRU) de Sobral recebeu 7.827 chamados até 17 de fevereiro, sendo 3.766 referentes à regulação médica. Já o serviço aeromédico foi acionado para cinco ocorrências, entre elas está a de Heitor.

 

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile