Ceará

Tartarugas de espécie em extinção nascem na Praia do Cumbuco

Published

on

Uma ninhada de 83 tartarugas da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecida como tartaruga verde, que corre risco de extinção, nasceu na última quinta-feira (14) na Praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O trabalho de mapeamento e acompanhamento dos ninhos foi feito pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) em parceria com o grupo Interpesca, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que conta com a coordenação do biólogo Renato César.

Segundo Thiago Menezes, engenheiro de pesca e gerente de orla do IMAC, após 62 dias da desova, de um total de 157 ovos, 83 tartaruguinhas nasceram, um percentual de eclosão relativamente baixo de aproximadamente 53%.

“Os ovos precisam de um ambiente mais quente para eclodir. Esse índice de nascimento é compreensível, tendo em vista que o fator determinante para desenvolvimento embrionário é a temperatura, e estamos no período chuvoso com dias bem nublado”, explica Thiago.

O IMAC acompanha e registra a fauna costeira do município de Caucaia. Com essa iniciativa, é possível monitorar o meio ambiente no litoral e tomar atitudes de proteção e preservação do ambiente marinho.

Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile