Saúde

SUS vai oferecer novo exame para Hepatite C, de acordo com ministério da Saúde

Published

on

O Sistema Único de Saúde, o SUS, vai ofertar um novo exame para avaliar o nível de comprometimento do fígado dos pacientes com hepatite C. O exame, que faz parte do novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hepatite C, é seguro e vai facilitar o diagnóstico aos pacientes que vão usar os novos medicamentos para o tratamento da doença, o sofosbuvir, daclatavir e simeprevir, que também vão fazer parte do SUS.

A inclusão da Elastrografia foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias, e vai começar a funcionar em até 180 dias, de acordo com o ministério da Saúde. O ministério lembra que nem todas as pessoas que contraem o vírus precisam ser medicadas, e que precisa ser recomendado, segundo avaliação médica.
De acordo com o ministério da Saúde, a vantagem dos medicamentos é ser de uso oral, e pode causar um maior conforto ao paciente. Desde 2002, mais de 100 mil tratamentos de Hepatite C foram realizados, no país. Sendo que, todo ano são notificados 10 mil novos casos. Estima-se que a doença seja responsável por mais de 780 mil mortes por ano, no mundo. E segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o Brasil registra, a cada ano, mais de oito mil casos de câncer de fígado.

EM ALTA

Sair da versão mobile