Noticias

“Super-Terra” encontrada por cientistas pode ser habitável

Published

on

Dois planetas, com características similares à Terra, porém, bem maiores, foram descobertos em um estudo realizado por um grupo de cientistas. Além disso, um desses planetas, o LP 890-9c ou a “Super-Terra”, pode apresentar condições propícias à habitação.

Com liderança da astrofísica Laetitia Delrez, da Universidade de Liège, os corpos celestes foram localizados pela Nasa e a Universidade de Liège, na Bélgica, por meio dos telescópios Search for habitable Planets EClipsing ULtra-cOOl Stars (SPECULLOS), instalados no Chile e no arquipélago de Tenerife, na Espanha.

Apesar de o primeiro planeta não ter chamado atenção, o segundo se encontra em uma zona potencialmente habitável e sua órbita permite que ele receba uma quantidade de radiação solar parecida com a da Terra, além da possibilidade de ter água em sua superfície.

Após a descoberta, os cientistas irão estudar a atmosfera do planeta “Super-Terra”, com a intenção de descobrir se ele realmente pode ser favorável a alguma forma de vida. Até então, o LP 890-9c é uma das descobertas recentes com maior chance de possuir condições habitáveis.

“Trata-se de uma oportunidade única para entender melhor as condições de habitabilidade em torno das estrelas menores e mais frias de nossa vizinhança solar”, explicou a astrofísica Laetitia Delrez.

Fonte: OPovo

MAIS SAÚDE – A VARÍOLA DOS MACACOS

EM ALTA

Sair da versão mobile