Saúde

Solidariedade e alegria marcam a Semana do Doador

Published

on

Uma manhã de festa, alegria e de muita solidariedade. Foi assim a abertura da IX Semana Nacional do Doador Voluntário do Hemoce nesta segunda-feira (23). Durante todo o dia os doadores participaram de uma programação diversificada com show de humor, cuidados com a beleza e comemorações. A data, 23 de novembro, marca o Dia Estadual do Doador de Sangue, além de celebrar os 32 anos de funcionamento do Hemoce.

As festividades começaram logo cedinho com a alvorada e banda da Polícia Militar. Durante toda a manhã, os doadores puderam desfrutar de serviços voltados para beleza e bem estar como: SPA das mãos, massagem e limpeza de pele. Na recepção do doador, a humorista Luana do Crato animou o público com muita descontração e entretenimento. Pela tarde, o show de humor ficou por conta de Matilde Morgata que fez a festa de quem estava presente.

Além de riso e muitas gargalhadas, o dia foi também de muita solidariedade. O doador voluntário Francisco Diógenes afirma que realiza o gesto solidário da doação de sangue no Hemoce a cada dois meses. “Hoje vim doar e aproveite para trazer meu cunhado e minha irmã. Pretendo que eles sejam doadores assíduos porque tem muita gente que precisa do nossa atitude”, conta.

Em alusão aos 32 anos de funcionamento do órgão público, foi realizado o “Abraço ao Hemoce”. Quando funcionários, doadores e parceiros, formaram um grande abraço ao redor do Hemocentro coordenador em Fortaleza. Aproximadamente 300 pessoas unidas de mãos dadas realizaram um abraço caloroso na instituição que há mais de três décadas ajuda a salvar vidas.

O hemoterapeuta Ormando Rodrigues Campos foi um dos profissionais que participou do abraço e sempre trabalhou pela causa solidária da doação de sangue. O médico foi um dos primeiros diretores do Hemoce. Ormando conta que por mais de 20 anos dedicou seus dias de trabalho ajudando a salvar vidas através da doação de sangue. Hoje, aposentado da função, relata que o sentimento é de dever cumprido. “Eu me sinto honrado e orgulhoso de ter feito parte da história de um órgão público que só cresce, evolui e se tornou referência na área de hemoterapia”, disse.

Motivo de orgulho para alguns e também de satisfação para outros. Há seis anos, Regina Sena trabalha como auxiliar de serviços gerais no Hemoce. Para ela, comemorar mais um ano de funcionamento da unidade é comemorar vida e esperança. “Eu acho maravilhoso participar desse momento onde a gente celebra acima de tudo, o amor ao próximo. Aqui a gente trabalha para ajudar e isso é motivador. Eu me sinto satisfeita por fazer parte dessa equipe”, afirma.

Ainda como parte da comemoração dos 32 anos da instituição e do Dia Estadual do Doador Voluntário de Sangue, foi cantado o parabéns ao doador com um bolo comemorativo na recepção dos doadores.

Só nas últimas duas décadas, o Hemoce já recebeu mais de um milhão e meio de doações de sangue em todo o estado. Ajudando a salvar a vida de milhares de pacientes que precisam de transfusão de sangue em mais de 300 hospitais do estado e garantindo 100% de atendimento à rede SUS no Ceará. O Hemoce é formado por duas unidades fixas em Fortaleza, o Hemocentro coordenador (Av. José Bastos 3390) e o Posto de Coleta no IJF (Rua: Barão do Rio Branco 1816) além de unidades no interior do estado (Sobral, Crato, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte).

A programação festiva da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue segue até o dia 29 de novembro e neste período o Hemoce espera receber 3.000 mil doações em todo o estado.

O que é necessário para doar:

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. ATENÇÃO: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br)

*Assessoria de Imprensa do Hemoce

EM ALTA

Sair da versão mobile