Saúde

Saboreie o chocolate “mais saudável” nesta Páscoa

[caption id="attachment_1832" align="alignleft" width="500"]O bom é comer, mas sem abusar (Foto: Divulgação)[/caption]Ainda de acordo com o Drº. Normando Scarabotto, cirurgião-dentista e membro da American Dental Association (ADA), o chocolate meio amargo é o mais indicado para comer.

Published

on

O bom é comer, mas sem abusar (Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com o Drº. Normando Scarabotto, cirurgião-dentista e membro da American Dental Association (ADA), o chocolate meio amargo é o mais indicado para comer.

Como a concentração de cacau é grande neste tipo de doce – e a adição de açúcar não é tanta como nos outros chocolates – ele não causa muitos danos aos dentes. O chocolate branco não possui cacau em sua fórmula e tem uma alta concentração de açúcar, sendo o menos indicado para o consumo.

“Outro tipo de chocolate pouco indicado são aqueles com caramelo ou qualquer outro tipo de recheio grudento. O recheio tem grande chance de grudar no dente e, durante a escovação, a escova pode não alcançar determinadas partes. Isso acaba aumentando a chance de cárie”, esclarece Scarabotto.

Quem usa aparelho deve prestar ainda mais atenção na hora de escolher o chocolate, dando prioridade aos tipos sem recheios moles – para que não acabem grudando na estrutura do aparelho. “Além disso, por causa da higienização, as pessoas que usam aparelho devem comer o mínimo de chocolate possível”, aconselha o especialista.

Normando ainda reforça que a escovação dos dentes deve ser feita o mais rápido possível depois da alimentação. Quanto mais tempo os resquícios do alimento permanecerem na boca, mais chances a pessoa tem de desenvolver a cárie. “Cada vez que os dentes são escovados, a placa bacteriana retorna ao seu formato normal, saindo da superfície dos dentes. Por isso a escovação deve ocorrer até duas horas após a ingestão do chocolate. Caso passe deste período, a placa já não é retirada com muita facilidade e pode acabar ficando presa no dente, propiciando o surgimento da cárie”, alerta o especialista.
Fonte: Portal Personare

EM ALTA

Sair da versão mobile