Noticias
Só duas categorias reajustaram salários acima da inflação em 2022
Os profissionais que atuam com artefatos de borracha (+0,48%) e serviços a terceiros e fornecimento de mão de obra (+0,01%) foram os únicos que conquistaram reajustes salariais acima da inflação nos quatro primeiros meses de 2022.
Os dados, apresentados nesta quarta-feira (25) pelo Salariômetro, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), mostram que outras 25 categorias tiveram reposição igual ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Por outro lado, os trabalhadores da área de radiodifusão e televisão (-1,92%), comércio de derivados de petróleo (-1,66%), refeições coletivas (-1,66%) e venda, compra, locação e administração de imóveis (-1,66%) apresentaram as maiores perdas reais entre janeiro e abril.
Mesa de negociação
Em abril, somente 7,6% das negociações produziram aumento salarial acima da inflação de 11,7% acumulada pelo INPC nos últimos 12 meses. De acordo com o levantamento, 47% das negociações encerradas fizeram os trabalhadores amargar uma perda real. Entre as demais, 45,4% apenas igualaram os reajustes do índice.
A pesquisa revela que o reajuste recebido pelos profissionais foi, em média, de 10,7%, o que representa uma defasagem de 0,9% em relação ao índice usado para a correção dos salários mínimos, aposentadorias e pensões. Na análise mediana, que reduz as distorções entre as maiores e as menores variações, os reajustes foram equivalentes à inflação.
Segundo o levantamento, feito com base em dados do Ministério da Economia, as convenções resultaram em retornos maiores, de 11,7, que os obtidos em acordos coletivos (11%). Com a atualização, o piso médio oferecido aos trabalhadores nas negociações ficou em R$ 1.511.
O Salariômetro revela ainda que as projeções mostram que o estreitamento do espaço para reajustes com ganhos reais só é comparável ao período do segundo governo Dilma (2015-2016). A análise avalia que a inflação estimada deve se manter em dois dígitos até a data-base de setembro.
Fonte: R7
https://open.spotify.com/episode/526wMFafuEAjgLo2EudyzW
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades2 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
