AssuntosNet

Sisu: Candidatos já podem consultar vagas disponíveis

Published

on

Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu. Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições poderão ser feitas do dia 11 ao dia 14 deste mês. Para participar da seleção, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido nota acima de 0 na prova de redação. O candidato pode se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que poderá alterar as opções de curso de acordo com a nota. O resultado da chamada regular será divulgado no próximo dia 18. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 deste mês. Aqueles que não forem selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês. Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 deste mês, segundo informou o Ministério da Educação. Participaram do Enem no ano passado 5,7 milhões de candidatos.

Temer processa Cid

Sem alarde, o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, decidiu processar o ex-ministro da Educação de Dilma Rousseff e o ex-governador do Ceará Cid Gomes por declarações feitas durante convenção do PDT, no dia 17 de outubro passado, quando se filiou à legenda. Durante a cerimônia, Cid acusou Temer de ser “chefe da quadrilha de achacadores que assola o Brasil” e disse que o País não iria avançar com o PMDB no Palácio do Planalto. Cid e seu irmão Ciro Gomes – cotado para ser candidato a presidente pelo PDT em 2018 são duros críticos da aliança de Dilma, uma ex-filiada do partido, com o PMDB. Em entrevista na terça-feira, dia 5, Cid sugeriu à presidente que deixe o PT e se declare alheia ao processo eleitoral da sua sucessão como forma de tentar reverter os baixos índices de popularidade.

Senador teme guinada á esquerda

O senador Tasso Jereissati (PSDB) criticou nesta quarta-feira, 6, posição de segmentos do PT que pedem “guinada à esquerda” pelo governo Dilma Rousseff (PT) em 2016. Criticando saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda, o tucano afirmou que tal guinada seria, “além de não reconhecer os erros, conscientemente repeti-los”.

Enfrentamento ao mosquito

NO Ceará a vice-governadora Izolda Cela lançará nesta quinta-feira, às 9 horas, no Centro de Convenções de Sobral (Zona Norte), ações do Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti. O Plano é fruto de uma ação integrada de todos os setores do Governo do Estado, além da parceria com os governos federal e municipal.

Sob crítica, MEC mudará currículo

O MEC vai mudar o novo currículo nacional da educação básica após sugestões de consulta pública. As propostas para mudança de conteúdo em História foram alvo de críticas de especialistas, que veem nelas viés ideológico.

Era Camilianos

Servidores recorrem aos sindicatos para que intercedam junto ao prefeito providências junto ao Hospital Regional. Na passagem do ano nem todos foram beneficiados pelos serviços prestados e esperam que o prefeito Aderilo repare essa injustiça. A categoria diz que teve melhor tratamento na era Camilianos.

Transtornos com as chuvas

Com o inicio das chuvas, surgem velhos e antigos problemas. Esgotos entupidos exalando fedentina. Outro problema vem com a demora no recolhimento do lixo e folha de árvores. Neste período de informações sobre a dengue, aumenta também a preocupação dos moradores com a proliferação do aedes aegypti.,

Fim do recesso no TRE

O atendimento ao eleitor nos cartórios eleitorais, em todo o Estado, retorna ao horário normal, a partir desta quinta-feira. O recesso no setor chegou ao fim. Nos cartórios eleitorais dos municípios do interior que realizam o recadastramento biométrico obrigatório o atendimento também acontece, normalmente, das 8 às 17 horas. O eleitor que quiser fazer o agendamento para o recadastramento biométrico ou obter mais informações, pode ligar para o telefone 148 ou acessar a página da Justiça Eleitoral na internet: www.tre-ce.jus.br.

Fim da Gestão

Um leitor da coluna sugere: Neste final de gestão, o prefeito poderia realizar caminhada cívica junto ao Centro dos Feirantes e Galeria Gustavo Correia. Não é para fazer compras, mas solucionar problemas prometido durante campanha eleitoral. No mercado as condições de trabalho são precárias e tem afastado consumidores. Na galeria e imediações são ocupadas por ambulantes.

EM ALTA

Sair da versão mobile