Ceará

Sintomas da Covid-19 são as principais dúvidas nas quase 100 mil chamadas feitas à central de teleatendimento do Ceará

Published

on

O serviço TeleSaúde, criado pelo Governo do Ceará de teleatendimento sobre a Covid-19, já recebeu 96 mil chamadas em pouco mais de um mês de criação. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a maior parte das dúvidas é sobre os sintomas da doença.

O serviço começou a receber chamadas no dia 18 de março. A rede funciona 24h pelo número: 08002751475. O serviço é gratuito.

Segundo o levantamento da Sesa, 25% dos usuários atendidos foram aconselhados a procurar uma unidade de saúde. Para a secretaria, o número indica que o teleatendimento evita que pessoas fora dos grupos de risco e com sintomas brandos procurem unidades de saúde.

Dúvidas

Além dos sintomas da Covid-19, os usuários apresentam dúvidas sobre testagem, vacinação da gripe e o momento adequado de procurar atendimento médico.

Ainda de acordo com o Sesa, são 150 canais na central de atendimento. Os atendentes passaram por um treinamento e são supervisionados por uma equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Um levantamento sobre o perfil dos usuários indicou que 62% dos que ligaram para a central são mulheres. A maioria dos atendidos pelo serviço tem entre 31 a 40 anos, representando 24%. Em seguida, a faixa-etária de 20 a 30 anos, com 18%.

Os procedimentos de atendimento são constantemente atualizados, de acordo com as indicações da Sesa e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais de 7 mil casos no Ceará

O Ceará ultrapassou a marca dos 7 mil casos confirmados de Covid-19, com o registro de 7.029 diagnósticos positivos para a doença. O estado também já soma 422 óbitos em decorrência do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conforme a plataforma IntegraSUS, atualizada às 9h35 desta quarta-feira (29).

Os números fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Outras informações atualizadas da plataforma:

São 19.420 casos suspeitos;
23.561 testes realizados;
A taxa de letalidade da doença no CE é de 6%;
139 cidades têm casos de Covid-19

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile