Ceará
Sintomas da Covid-19 são as principais dúvidas nas quase 100 mil chamadas feitas à central de teleatendimento do Ceará
O serviço TeleSaúde, criado pelo Governo do Ceará de teleatendimento sobre a Covid-19, já recebeu 96 mil chamadas em pouco mais de um mês de criação. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a maior parte das dúvidas é sobre os sintomas da doença.
O serviço começou a receber chamadas no dia 18 de março. A rede funciona 24h pelo número: 08002751475. O serviço é gratuito.
Segundo o levantamento da Sesa, 25% dos usuários atendidos foram aconselhados a procurar uma unidade de saúde. Para a secretaria, o número indica que o teleatendimento evita que pessoas fora dos grupos de risco e com sintomas brandos procurem unidades de saúde.
Dúvidas
Além dos sintomas da Covid-19, os usuários apresentam dúvidas sobre testagem, vacinação da gripe e o momento adequado de procurar atendimento médico.
Ainda de acordo com o Sesa, são 150 canais na central de atendimento. Os atendentes passaram por um treinamento e são supervisionados por uma equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Escola de Saúde Pública do Ceará.
Um levantamento sobre o perfil dos usuários indicou que 62% dos que ligaram para a central são mulheres. A maioria dos atendidos pelo serviço tem entre 31 a 40 anos, representando 24%. Em seguida, a faixa-etária de 20 a 30 anos, com 18%.
Os procedimentos de atendimento são constantemente atualizados, de acordo com as indicações da Sesa e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais de 7 mil casos no Ceará
O Ceará ultrapassou a marca dos 7 mil casos confirmados de Covid-19, com o registro de 7.029 diagnósticos positivos para a doença. O estado também já soma 422 óbitos em decorrência do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conforme a plataforma IntegraSUS, atualizada às 9h35 desta quarta-feira (29).
Os números fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
Outras informações atualizadas da plataforma:
São 19.420 casos suspeitos;
23.561 testes realizados;
A taxa de letalidade da doença no CE é de 6%;
139 cidades têm casos de Covid-19
Fonte: G1 CE
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

