A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) publicou, nesta segunda-feira duas notas técnicas sinalizando preocupação com uma eminente transmissão da nova variante do vírus da Covid-19. Apesar de não haver casos confirmados, a nova variante tem transmissibilidade mais rápida, porém sem evidencias de maior letalidade.

Com isso, as orientações para distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos e de objetos devem ser reforçadas pela população como forma de evitar o contágio pela doença.

Por ser um estado turístico, com bastante entrada e saída de visitantes, uma das notas técnicas emitidas, é destinada aos viajantes. A orientação é de que aqueles que chegarem ao estado, vindos de localidades com circulação de novas cepas, realizem isolamento social, de 14 dias após o dia da chegada. É recomendado, ainda, que façam um automonitoramento quanto ao surgimento de sintomas.

O outro documento orienta profissionais da rede pública de saúde sobre quais procedimentos devem ser adotados para monitorar casos suspeitos e uma eventual detecção da nova cepa identificada no estado do Amazonas.

Fonte: Ceará Agora