Regional

Setembro Vermelho: Cedro promoverá ações para prevenção de AVC

Published

on

O mês de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, o Setembro Vermelho, é uma campanha nacional abraçada pela prefeitura de Cedro. Diversas ações programadas pela Secretaria Municipal de Saúde acontecerão a partir da próxima semana. Atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para grupos de riscos (obesos, hipertensos, diabéticos, tabagistas e etilistas), além de caminhada no dia 12 de setembro, mostrando a importância da prevenção do AVC.

“Toda essa mobilização reforça a importância da mudança de hábito. Um simples gesto pode evitar doenças como hipertensão, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e doença arterial periférica. São 350 mil mortes a cada ano, só no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, reforça o prefeito e médico, Dr. Nilson Diniz.

No dia 12 de setembro os moradores participarão de uma caminhada percorrendo as principais ruas da cidade, além de atividades físicas. “Iremos levar informações sobre saúde para incentivar a mudança de hábitos, para que não tenhamos casos de AVC no município”, ressalta o secretário de Saúde Russel Sirius.

Cuide-se para viver melhor:

Fuja do sedentarismo – A prática regular de atividades físicas auxilia na perda de peso e fortalece os músculos, reduzindo as possibilidades de cardiopatias. E nem é preciso se tornar um grande atleta. Caminhadas regulares e a troca dos elevadores pelas escadas já ajudam.

Nada de cigarro – O tabagismo colabora para o aumento da pressão arterial, podendo causar lesões importantes nos vasos sanguíneos, aumentando as chances de ocorrência de infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Portanto, não fume.

Alimentação saudável – Cuidar da alimentação também é uma forma de cuidar do coração. A redução do consumo de gorduras saturadas, de sódio e a prevenção da obesidade são fundamentais para reduzir os riscos de doenças do coração.

Modere na bebida e esqueça o estresse – Quem procura ter uma boa saúde cardíaca também deve reduzir o consumo de álcool e combater o estresse. E não se esqueça de manter a hidratação do corpo, tomando muita água. Uma boa noite de sono também faz bem ao coração.

EM ALTA

Sair da versão mobile