Ceará

Setembro registrou 12.007 focos de calor em 179 municípios, no Ceará

Published

on

Setembro foi um mês de muitos focos de calor no Ceará, segundo a Funceme. Foram 12.007 registros em 179 municípios, que representaram cerca de 25% do total no estado. Icó, Sobral, Saboeiro, Ibiapina e Acopiara foram as cidades com mais ocorrências.

A segunda metade do mês teve um aumento expressivo dos focos, especialmente na região sul. Os dias 28, 29 e 30 bateram recordes de detecções, com mais de mil focos cada um. A Funceme usa dados de dez satélites para monitorar o fogo sobre a vegetação.

Os dados são usados para apoiar as ações de combate às queimadas irregulares e incêndios florestais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. A Funceme explica que pode haver uma superestimativa na contagem de focos, pois um mesmo episódio pode ser captado por vários satélites em horários diferentes.

As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar favoreceram as condições para o fogo. Em setembro, foram registrados valores em torno de 40°C em alguns municípios, como Barros, Jaguaribe e Crateús. Iguatu e Jaguaribe tiveram percentuais de umidade de 14% e 15%, respectivamente.

EM ALTA

Sair da versão mobile