Iguatu

SESC Iguatu convida organizações e chama atenção pelo uso consciente da água

Published

on

O sistema Fecomércio-CE através do Serviço Social do Comércio (SESC) em Iguatu realizou na última quinta-feira (08-11), um seminário sobre Uso Consciente da Água no auditório da própria instituição com a presença de representantes do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) desta cidade e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) unidade local.

A platéia foi composta de alunos dos cursos do SENAC, entes públicos, secretarias municipais, Lions Clube, Maçonaria, Pastoral da Criança e representantes de diversas organizações que atuam na região.

No primeiro momento o gerente da COGERH, Anatarino Torres explicou aos presentes qual é a situação hídrica de Iguatu e municípios vizinhos. Naquele instante ele apresentava que o açude Trussu estava com apenas 4,7% de sua capacidade, o que significa cerca de 12,6milhões de m³. Nos últimos 6 anos este importante reservatório vem sofrendo quedas de recarga. A previsão da companhia é que se não houver chuvas favoráveis no próximo ano, o açude só terá água até novembro de 2019. Atualmente o Trussu abastece as cidades de Iguatu e Acopiara.

Já o representante do SAAE, Mauro Batista apresentou como funciona o trabalho de captação e tratamento da água até chegar às residências dos Iguatuenses. Foi mencionado que houve mudança no tipo de produto utilizado para filtragem, pois a baixa capacidade do Trussu interfere diretamente no tipo de tratamento que deve ser realizado. Os próprios convidados no seminário citaram a presença de cor e odor forte da água que saía das suas torneiras. O coordenador explicou que está estudando novas formas de amenizar o problema, mas enalteceu que já disponibiliza um serviço que deixa resíduos somente em algumas áreas de distribuição.

O evento é realizado anualmente no SESC principalmente em períodos de maior escassez de água, pois objetiva incentivar a população pelo uso adequado e racional dos recursos hídricos e meio ambiente desenvolvendo o trabalho social.

EM ALTA

Sair da versão mobile