Foi durante assembleia geral na sede do Sindicato Mova-se, em Fortaleza. No encontro, os servidores reforçaram que defendem 12,67% de reajuste e o cumprimento da data-base (1º de janeiro). A posição da categoria se deu após o governador Camilo Santana (PT) anunciar nessa segunda-feira que ainda irá analisar o comportamento da arrecadação do estado durante 60 dias para poder anunciar o índice de reposição salarial. O coordenador-geral do Mova-se, Flavio Remo, garante que a categoria não vai esperar o prazo solicitado pelo Governo. “A partir de agora, o momento será de mobilização para construir uma greve geral em conjunto com outras entidades sindicais, caso o Governo não se sensibilize”, disse, adiantando que uma agenda de mobilização será criada, ao longo dos próximos dias.

Líder do governo fala das melhorias

Nesta terça-feira, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), ocupou a tribuna da Casa para fazer um balanço sobre as melhorias concedidas pelo governador. Camilo Santana ao serviço público estadual neste ano de 2016″ Segundo o parlamentar, foram garantidos reajustes salariais para diversas categorias, aumento do vale-alimentação, promoções, nomeações de concursados e homologações de concursos. “Isso já representa um incremento de 6% em nossa folha de pessoal nestes primeiros meses, em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Leitão. Evandro Leitão informou que o Governo fez uma série de cortes de despesas da máquina. Segundo ele, houve redução de 25% das nomeações de comissionados, redução de 20% dos terceirizados, diárias, horas extras e veículos, além de economia de energia elétrica e água e cortes de passagens aéreas.

Impasse sobre posse de Lula

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nessa terça-feira (5) esperar que a indefinição sobre a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe da Casa Civil da Presidência da República seja resolvida rapidamente para que outros assuntos entrem na agenda do país. Segundo o ministro, a ida de Lula para o governo é uma “grande aquisição”, pela sua “habilidade política”.

Oposição a Dilma, porém, está a apenas três votos de conseguir maioria

Levantamento feito pelo GLOBO mostra que 18 dos 65 integrantes do colegiado se dizem contrários ao afastamento da presidente; parecer do relator será lido hoje e votado na próxima segunda-feira. Governo esperará votação de processo na Câmara para mudar ministérios.

Ministro manda acolher processo contra Temer

O ministro do STF Marco Aurélio Mello ordenou que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, dê seguimento ao impeachment contra o vice Michel Temer, por considerar que o arquivamento só poderia ser decidido por uma comissão. A decisão surpreendeu juristas e ministros. Cunha recorrerá. Deputado diz que ordem é ‘absurda’, invade competência legislativa e vai recorrer. Questionado sobre recurso, Marco Aurélio afirmou ser “impensável que não se observe decisão do Supremo” e declarou que, se Cunha descumpri-la, haverá “crime de responsabilidade sujeito a glosa penal”. Com eventual abertura de comissão especial, Temer ficará na mesma condição da presidente Dilma Rousseff. Ele não se manifestou.

Encerra-se em maio o prazo para transferir domicilio eleitoral

O dia 4 de maio é a data limite para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Também é o último dia para o cidadão que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção eleitoral especial (Lei nº 9.504/1997).

Carro-bomba

Repercutiu nas redes sociais o artefato explosivo deixado na rua lateral da Assembleia Legislativa do Estado (AL) teve a origem identificada pelo código de barras. O POVO apurou que as 48 dinamites encontradas junto do estopim e do detonador possuem código e nome do fabricante. O automóvel utilizado para armazenar os explosivos já teria passado pela análise dos peritos. As investigações devem ser concluídas. O governador Camilo Santana fará divulgação do número de homicídios de março, hoje, às 10h30min, na SSPDS. Deve falar sobre a investigação do caso do carro-bomba encontrado ao lado da Assembleia. A Coordenadoria de Inteligência da SSPDS vai aguardar a perícia do veículo e verificar o que registraram as imagens de câmeras de seguranças da área onde foi abandonado o carro.

A crise de humor do brasileiro

O varejo político é o único mercado com alguma animação no Brasil. Os outros vão muito mal. Plebiscito entre a população brasileira sobre a possibilidade de realizar novas eleições para presidente da República no País. A proposta é defendida pela Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para convocar novas eleições para presidente. Sobre a proposta, a presidente Dilma disse que só a discute se o Congresso abrir mão dos mandatos. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou “ver com bons olhos” a ideia. Será que deputados e senadores vão abrir mão dos cargos que foram eleitos?

O Banco do Nordeste prorrogou, por mais dois anos, o prazo de validade de seu concurso público

Os aprovados poderão ser convocados até 4 de julho de 2018. A decisão está publicada no Diário Oficial da União número 58. O concurso foi realizado em 2014 e formou cadastro de reserva para o cargo de analista bancário. A validade foi de dois anos, prorrogáveis por outros dois. A quantidade de convocações é definida de acordo com as necessidades do BNB.

Futebol

Eliminado da copa do nordeste, e depois de anunciar a volta do técnico Sérgio Soares, o Ceará espera retomar o caminho da vitória. O Alvinegro faz sua estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira, 6, às 19h30min, fora de casa contra o Resende-RJ e com alguns desfalques. No domingo, 10, o time tem duelo decisivo diante do Uniclinic pelo Estadual.

Mosquito e buracos

A pavimentação da cidade é atingida com os efeitos da chuva e se não for feito algo vai ficar sofrível para os motoristas. Na zona rural, vários trechos passam pelo mesmo problema. Quando chove, fica a pergunta: quem fiscaliza esse tipo de obra mesmo? A falta de médico no PSF do bairro Veneza é preocupante. O mesmo ocorre com o foco de mosquito Aedys que tem como residência oficial a caixa dágua do estádio agenorzão. Segundo informou um agente de endemias. A população tem contribuído, mas a caixa dágua no estádio agregado ao PSF é motivo de preocupação.

Assuntosnet: Quarta-feira (06) de Abril, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!