Política

Senado aprova desapontadoria para recálculo do benefício a demais trabalhadores

O Senado aprovou ontem projeto que permite a renúncia da aposentadoria do INSS para a correção do valor, quando o contribuinte volta a trabalhar. Ainda vai à Câmara.

Published

on

O Senado aprovou ontem projeto que permite a renúncia da aposentadoria do INSS para a correção do valor, quando o contribuinte volta a trabalhar. Ainda vai à Câmara.

O projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) permite a renúncia da aposentadoria para pessoas que ainda trabalham, para recálculo do benefício. Apreciada em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o texto seguirá para a Câmara, caso não seja apresentado recurso para votação no plenário do Senado. De acordo com o texto, o aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social poderá renunciar ao benefício e voltar à atividade, para tentar receber um benefício maior do INSS. Ainda segundo a medida, é assegurada a contagem do tempo de contribuição e recálculo do benefício para uma nova aposentadoria. No Brasil, cerca de 500 mil aposentados trabalham e ainda contribuem para a Previdência Social.

MEC quer incentivar professores na área de exatas

Preocupado com a baixa procura por cursos superiores de licenciatura em física, química, matemática e biologia, o Ministério da Educação (MEC) elabora um programa para, desde o ensino médio, atrair para essas áreas os estudantes que querem ser professores. A proposta, ainda em construção, prevê parceria com universidades e também a oferta de bolsas de auxílio, disse nesta quarta-feira (10) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Uso abusivo de álcool cresce 36% entre as mulheres

As mulheres estão bebendo mais e em menor espaço de tempo. É o que mostra pesquisa divulgada pela Universidade Federal de São Paulo. O consumo nocivo de bebida – 4 doses para mulheres e 5 para homens em menos de 2 horas – cresceu 36% entre elas e 29,4% entre os homens em 6 anos. Metade da população não bebe.

 
PSB na telinha

O PSB inicia hoje uma série de inserções políticas do partido na TV e no rádio, tendo como estrela única o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato à Presidência em 2014. O discurso dos filmetes é crítico à gestão Dilma, com várias indiretas à administração da economia, que tem por base o consumo.

Manifesto contra a PEC 37

As pessoas não entendem mas tem o apoio dos cidadãos. Na manhã desta quarta-feira (10) membros do Ministério Público local estiveram presentes durante mobilização na Praça da Caixa Econômica, no centro da cidade. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos informativos para a população sobre a PEC de número 37, que pretende tirar do MP o poder de investigar na área criminal. As funções do Ministério Público estão previstas no artigo 129 da Constituição federal.

Caso Maluf

Parece não ter fim e mais um caso está bombando na mídia. A juíza Celina Toyoshima, da 4ª Vara da Fazenda Pública, determinou o bloqueio dos bens da Eucatex S/A Indústria e Comércio até o limite de R$ 519,7 milhões. O valor corresponde ao que teria sido desviado pelo deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) no período em que ele era prefeito de São Paulo (1993-1996). Para um analista, é por essas e outras que a PEC 37 é questionada.

Mais controle

Depois da PEC 37, comenta-se nos governos estaduais e federal, sobre a tese que o Parlamento devia ter mais controle sobre seus órgãos auxiliares, os Tribunais de Contas.

Novo fenômeno pode trazer mais chuvas

A chegada de um novo fenômeno natural no Ceará pode trazer esperança para a região. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a Zona de Convergência Intertropical está se deslocando em direção ao litoral do estado e com ela a previsão de novas chuvas. Nesta quarta, choveu em 63 municípios do Ceará com maior concentração no Centro-Norte do estado. Por outro lado a Universidade Estadual do Ceará (UECE) pretende retomar, nos próximos meses, um projeto audacioso que pode ajudar na produção de chuvas aqui no estado. Durante o período de seca no começo da década de 80 a Funceme adquiriu três aviões bandeirantes para produzir chuva artificial no sertão.

Sem exclusividade

A carteirinha da UNE vai perder o monopólio da meia entrada. A Secretária da Juventude do governo, Severina Macedo, ganhou o debate. Os jovens pobres, que trabalham, e estão no Cadastro Único da pobreza, também terão direito.

Deserção à vista

A gestão municipal divide o PT. O presidente municipal Marcilio disse que há insatisfação e que um grupo defende melhor identificação do partido na gestão municipal. A cúpula desconhece os projetos que estão sendo anunciados para o município. Na sua opinião, Aliança pressupõe reciprocidade. E logo mais no auditório do Sebrae, o prefeito Aderilo concede coletiva pelos 100 dias a frente do executivo municipal.

Lixo

A falta de educação impera em alguns terrenos baldios. O acúmulo de entulho é constante, o que demonstra o pouco caso dos moradores. Por outro lado são muitas as reclamações sobre a demora na remoção da poda de árvores nos bairros.

Os porquês

Existem várias formas de diferenciar a forma exata de utilizar os porquês, e em quais situações utilizar cada um. O homem tem a necessidade do saber, mas também os meios para conhecer é preciso ouvir a voz da razão e da consciência de saber.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile