Iguatu
Seminário Popular sobre Segurança Pública discute matança de Jovens e Adolescentes em Iguatu e Região
O centro de Pastoral diocesano de Iguatu recebe em suas dependências nesta quinta-feira,30/11,o Seminário Popular sobre Segurança Pública. Realização: Cáritas Diocesana, Rede de Juventude e a Recid- Rede de Educação Cidadã
Participam jovens que foram acompanhados durante oito meses com o projeto do FNS- Fundo Nacional da solidariedade(Projeto da CNBB),cujos recursos arrecadados no Domingo de Ramos (Dia Nacional da Coleta da Solidariedade) são aplicados em ações e projetos sociais a nível nacional, e o Projeto: “Jovens tecendo redes e intervindo para a superação da Violência”.
A composição do fundo acontece da seguinte forma: 60% do total arrecadado, na diocese, constituem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), gerido pela própria diocese, em vista de ser aplicado nas ações e projetos sociais diocesanos. 40% do total arrecadado, em cada diocese, constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).
Com parte deste fundo foram realizadas em vários municípios oficinas de Capoeira, Cordel,de Teatro,Cinedebate, tudo focado na questão da superação, outras formas de superar a violência, incluindo a juventude nesse meio para que eles possam fazer parte do contexto, não somente no debate, mas também de forma prática. Jovens dos municípios de Icó,Acopiara,Jucás, Saboeiro e Iguatu, reuniram-se em Iguatu para dividir experiências e suas histórias. Cerca de 200 jovens foram beneficiados diretamente com o Projeto.
Para Ana Letícia Lins,articuladora do Fórum de Segurança Pública do Ceará e do Nordeste, é preciso que se mude a visão de que Segurança Pública é feita apenas com policiais e suas formas repressivas, necessitando que esses jovens adolescentes sejam inseridos dentro de políticias sociais, que os façam se sentir atuantes e incluídos.”É necessário construir alternativas diferentes para esse cenário”, afirmou ela.
Mara Crislane de Oliveira, coordenadora do evento, falou que desde janeiro deste ano, que várias comunidades e municípios foram visitados visando discutir a superação da violência e o extermínio da Juventude.
Milena de Oliveira,de Juazeirinho,Saboeiro é uma das participantes que trouxe seu depoimento e experiências vividas em sua comunidade.
Joaquim Araújo,Articulador do Comitê Cearense de Prevenção a Homicídios a Adolescentes, propõe um movimento de organização para discutir politicas públicas para a juventude. A contribuição no seminário é discutir sobre essa matança de nosso jovens, sugerindo ao governo municipal e a Câmara de Vereadores políticas públicas de combate a essa violência.
-
Brasil7 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil7 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento6 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil6 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
