Iguatu
Seminário de Medidas Socioeducativas é realizado em Iguatu
Com intuito de promover um momento de debate e reflexão sobre o atual cenário das medidas socioeducativas em meio aberto de adolescentes que cumprem medidas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, alunos do curso de Serviço Social do IFCE campus Iguatu e também estagiários do CREAS promoveram na quinta-feira, 18, o ‘I Primeiro Seminário de Médicas Socioeducativas em Meio Aberto do Município’.
Realizado no Complexo de Proteção Social ao Adolescente, o objetivo é de capacitar os atores sociais que atuam na operacionalização dos serviços. De acordo com o discente e estagiário Renato Jameson, o pré-requisito para conclusão da grade curricular de estágio supervisionado II era a realização do próprio seminário. “O trabalho e conhecimento adquirido nos deu todo subsídio e percepção para que pudéssemos encabeçar a construção desse seminário que intitulamos como; conhecer para executar”, disse.
Reportagem da rádio Mais FM
O estudante afirmou ser desafiador discutir direito de criança e adolescente num momento em que se propõe a redução da maioridade penal. “Lidamos com uma sociedade revanchista, que julga casos isolados e toma como regras. Temos que acreditar sim no Estatuto (ECA), e o principal, aplicar na sua plenitude”, afirmou.
Rayanne Silva, aluna e também estagiária do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), ressaltou as medidas e intervenções realizadas no equipamento. “Para garantirmos a assistência no desenvolvimento das medidas, realizamos ações de modo articulado com a rede de serviços, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. Mobilizações conjuntas no território para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida, toda essa série de ações, implicam positivamente na vida do jovem”, disse.
A proposta é que a coordenação do curso de Serviço Social mantenha esse pré-requisito de realização dos seminários para complementar da grade curricular de estágio supervisionado II e assim o evento entre para o calendário da cidade. “A perspectiva é que a coordenação do curso mantenha essa exigência. Vemos que é uma necessidade de tratarmos desse tema mais a fundo”, adiantou Rayanne.
No último dia do seminário (sexta-feira, 19) foram apresentadas propostas de reformulações instrumentais com rodas de conversas avaliativas e entrega de certificados. Estiveram presentes na abertura do seminário o poder judiciário através da juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Iguatu, Dra. Isabela Mendonça e da promotoria por meio da, Dra. Helga Barreto, conselho tutelar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e secretarias municipais da Cultura e Educação.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

