Ceará

SEMA apresenta Lista Vermelha de animais ameaçados de extinção no Ceará

Published

on

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) lançou a Lista Vermelha das aves, dos anfíbios e répteis continentais ameaçados de extinção do Ceará. O encontro entre as autoridades ambientais aconteceu na tarde desta quinta (8), no Auditório do Parque Estadual do Cocó. A lista é uma realização do Governo do Ceará, por meio da SEMA, no âmbito do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente.

Artur Bruno, titular da SEMA, explicou que a Lista “será fundamental na criação de políticas específicas de preservação dessas espécies, inclusive, sendo critério para o licenciamento ambiental”. O professor Ítalo Teixeira ressaltou o trabalho de pesquisa dos professores e o avanço das parcerias entre o poder público e as universidades: “a Lista é uma grande instrumento de preservação, e preservar é um ato importante para nosso futuro”. Carlos Décimo, titular da Secitece, falou sobre a importância do programa Cientista Chefe. “É uma política de Estado que garante a inovação do setor público e está presente em 20 secretarias de governo, por meio da Funcap, e já conta com 1.200 bolsistas”, explicou.

O professor Luís Ernesto, coordenador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, da Sema e da Semace, explicou que a Lista Vermelha é fruto de um trabalho de mais de dois anos. “Após identificar estas espécies, elas serão priorizadas em termos de ações políticas, manejo e pesquisas científicas, formalizando Planos de Ação para garantir a preservação”, falou.

Lista Vermelha SEMA

Apresentação da Lista foi realizada pelo professor Hugo Fernandes, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que lembrou de trabalhos de sucesso de restauração da fauna, inclusive no Ceará, como, por exemplo, o caso das aves soldadinho-do-araripe e periquito-da-cara-suja. “O Ceará é o 11o estado do Brasil a ter sua lista, fruto do trabalho de um grupo de professores da comunidade acadêmica local e internacional”, exaltou.

Em seguida, os professores Daniel Cassiano Lima e Robson Ávila fizeram a apresentação da lista de anfíbios e répteis, destacado algumas espécies criticamente ameaçadas, como o sapo-do-araripe, a lagartixa-da-mata e a serpente malha de fogo. Foram 11 instituições e 25 pesquisadoras e pesquisadores envolvidos para avaliar 169 espécies de répteis e anfíbios. A lista de aves, capitaneada pelo professor Weber Girão, reuniu 21 especialistas de 15 instituições que avaliaram 443 espécies ao todo. O gavião-carangueijeiro, galinha-da-mata e araponga-do-nordeste estão entre as espécies criticamente ameaçadas.

Fonte: gcmais

MAIS SAÚDE – A VARÍOLA DOS MACACOS

EM ALTA

Sair da versão mobile