Iguatu
Sem concurso há 30 anos, servidores do Detran paralisam atividades

Cerca de 150 servidores lotados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (21). Eles pedem a realização de concurso público para a renovação do quadro de servidores. Segundo o presidente do Sindetran, Nahum Gomes, alguns setores do órgão ficaram totalmente sem prestar serviço, como a liberação de veículos e vistoria.
No período da tarde, os servidores fecharam o local onde se é realizado exames de habilitação. De acordo com a assessoria do Detran, eles não deixaram entrar nenhum veículo. “No setor de fiscalização, apenas um funcionário está atendendo a todos que precisam resgatar os veículos apreendidos e, neste momento, mais de 50 pessoas estão a espera de atendimento”, conta.
Reivindicações
Segundo o sindicato, os servidores pedem que haja uma reestruturação no órgão. Desde 2010 eles pedem que seja realizado um concurso público para renovação do quadro, que seria composto por servidores transferidos de outros órgãos do estado. A reestruturação teria ficado decidido entre servidores e governo durante a última greve, em 2012, mas até o momento nada foi feito nesse sentido. O último concurso foi realizado há mais de 30 anos.
Em nota, a Direção do Detran informou que considera inesperada a paralisação, nesta terça-feira (21), liderada por um grupo de servidores do Departamento, justamente porque semana passada foi acordado um calendário de negociação do Plano de Cargo, Carreira e Salario (PCCS), sem nova repercussão financeira, durante reunião, realizada dia 16, com a Seplag, Detran e o Sindicato dos Servidores. O Sindicato comprometeu-se a apresenta uma nova proposta, com base no parecer da Procuradoria Geral do Estado, no dia 6 de junho. E ficou definido ainda que no dia 24 de junho, haveria outra rodada de negociação, para Seplag e Detran apresentarem o resultado da avaliação da proposta a ser entregue dia 6.