As obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aeroporto, no Ceará, terão a ordem de serviço assinada na próxima segunda-feira, 16 de setembro. A informação foi divulgada pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), durante sua participação no Proenergia Summit 2024, que acontece nesta quarta-feira, 11, e se estende até quinta-feira, 12 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará.
Vale lembrar que, no dia 8 de maio, foi aberta a licitação para selecionar a empresa responsável pela construção da primeira etapa do instituto no Ceará. A licitação foi promovida pelo Governo do Estado e o projeto será realizado em parceria com o Governo Federal.
O custo estimado da obra é de aproximadamente R$ 89,5 milhões, que serão repassados pela União. Esses recursos serão utilizados na elaboração de projetos básicos e executivos, além da construção de um bloco de alojamentos e um bloco com dois módulos de salas de aula.
A Superintendência de Obras Públicas (SOP) será responsável pela elaboração dos projetos e supervisão das etapas construtivas, seguindo as diretrizes da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (Dirinfra), vinculada à Força Aérea Brasileira (FAB).
A nova sede do ITA será implantada gradativamente ao longo de dez anos, com previsão de início das turmas e inauguração dos primeiros cursos em 2027.