Mundo

Segundo a ONU, cerca de 14 mil pessoas foram presas no Irã por protestarem

Published

on

Cerca de 14.000 pessoas foram presas no Irã durante protestos desde setembro, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nas últimas seis semanas, milhares de homens, mulheres e crianças – segundo alguns relatos, mais de 14.000 pessoas – foram presos, incluindo defensores de direitos humanos, estudantes, advogados, jornalistas e ativistas da sociedade civil”, disse Javaid Rehman, relator especial sobre a Situação dos Direitos Humanos na República Islâmica do Irã na quarta-feira (2).

A “resposta violenta inabalável das forças de segurança” no país levou à morte de pelo menos 277 pessoas, acrescentou Rehman em um discurso ao Conselho de Segurança da ONU, um número apoiado por relatórios de grupos de direitos humanos.

A CNN não pode verificar independentemente o número de prisões ou o número de mortos – números precisos são impossíveis para qualquer pessoa fora do governo iraniano confirmar – e diferentes estimativas foram dadas por grupos de oposição, organizações internacionais de direitos humanos e jornalistas locais.

Rehman também fez referência à decisão do Irã de realizar julgamentos públicos para 1.000 pessoas presas em conexão com os protestos em andamento, observando que algumas das acusações levam à pena de morte.

A mídia estatal iraniana – porta-voz do governo – informou sobre as cerca de 1.000 pessoas indiciadas na província de Teerã por seu suposto envolvimento em protestos.

 

Fonte: CNN Brasil

DIÁLOGO MAIS – A REFORMA LUTERADA DE 31 DE OUTUBRO DE 1517 – EPISÓDIO 1

 

EM ALTA

Sair da versão mobile