Iguatu
Secretaria realiza “Café com Ciência”
Com a presença de coordenadores acadêmicos e representantes de ensino superior lotados na cidade de Iguatu, a Secretaria Municipal de Ciências e Tecnologia realizou na terça-feira (18) a primeira edição do ‘Café com Ciência’ no campus Multi-institucional Humberto Teixeira. A reunião de consulta e planejamento contou com a participação de aproximadamente 30 representações de entidades acadêmicas e movimentos sociais da cidade.
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de esteve presente na ocasião por meio da coordenadora da educação profissional da Secitece, Neyla Menezes, ela ressaltou a importância do momento que serviu para apreciar as demandas locais. Neila disse ainda o que a secretaria pode ofertar diversas atividades a cidade. “Queremos fazer uma gestão de planejamento na cidade, voltaremos a desenvolver as ações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) que agora funcionará no campus, popularizar da ciência por meio de um ônibus itinerante. O secretário Inácio Arruda já firmou compromisso com a instalação ainda nesse ano da micro usina fotovoltaica”, adiantou.
A Coordenadora de Educação Profissional da Sec. Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado Neila Moreira afirmou que as demandas de diversos municípios já visitados pela pasta vêm sendo a mesma. “Todos os municípios pedem a instalação de polos universitários. Por meio do programa universidade aberta do brasil imaginamos suprir essa carência”, disse.
Cida Albuquerque secretária da SECITE/Iguatu disse que a pretensão das ‘rodas de conversas’ com a comunidade acadêmica visa também buscar soluções para ofertar uma maior variedade de cursos de ensino superiores na cidade. “Claro que também está inclusa essa demanda. Buscaremos caminhos e parcerias num projeto construído a várias mãos”, afirmou.
Dentre os coordenadores acadêmicos e representantes de ensino superior lotados na cidade de Iguatu, esteve presente o diretor do IFCE/Campus Iguatu Djalma Honório que destacou as potencialidades de crescimento no ensino voltado para ciência e tecnologia. “Os centros universitários e de ensino regular tem que oferecer sua ciência a comunidade. Romper barreias e sair das paredes das instituições. Temos no IFCE o ‘projetos linhas’ que incentiva o baixo consumo de energia. Juntos temos que buscar soluções e medidas para que os programas cheguem a uma parcela maior da população”, disse.
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

