Regional

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre recolhe kits com baterias e pilhas de celulares para reciclagem

Published

on

Nesta segunda-feira, 26, na Secretaria de Meio Ambiente, no bairro Varjota, ocorreu o recolhimento de kits coletores das escolas, comércios e repartições públicas de produtos que agridem o meio ambiente, quando descartados incorretamente.

Em março passado, a Prefeitura de Várzea Alegre, lançou, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma campanha de sensibilização para a arrecadação de óleo de cozinha usado, pilhas e baterias de celulares.

Para esta campanha, segundo o secretário J. Marcílio, houve o envolvimento das escolas estaduais e municipais e da comunidade. Foram entregues mais de 30 kits coletores de pilhas e de baterias de celulares.

J. Marcílio disse que essa foi a primeira campanha e a próxima coleta acontecerá em dezembro deste ano.

O óleo de cozinha usado tem como destino a fábrica do Sabão Juá, na cidade Juazeiro do Norte, que o reusará na fabricação de seus produtos. As pilhas e baterias de celulares também serão entregues a empresas da Região Metropolitana do Cariri, para fins de reciclagem.

De acordo com J. Marcílio, todo esse material, descartado de forma incorreta na natureza, prejudica o meio ambiente. “Hoje nós estamos fazendo essa coleta, com a certeza de dar a esse material o destino correto, garantindo a preservação do meio ambiente”, disse.

Para o prefeito Zé Helder (PMDB), a administração municipal tem preocupação com a questão ecológica e essa campanha é muito oportuna para preservar o meio ambiente e também para ações de cunho educativo. Cada pessoa que recolhe as pilhas, as baterias de celulares ou mesmo o óleo de cozinha usado, revela consciência quanto à preservação ambiental.

Todas as pessoas que recolheram pilhas e baterias para celulares nos pontos de coleta, estão concorrendo aos seguintes prêmios: quatro ventiladores, dois ferros elétricos, dois grils e dois liquidificadores.

No caso das escolas, o óleo usado foi trocado por produtos de limpeza no depósito São Jorge, distribuidor do sabão Juá.

*Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile