Noticias

Secretaria da Saúde do Ceará realiza o Dia S, de Combate ao Sarampo

Published

on

No dia 25 de outubro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza o Dia S, de Combate ao Sarampo, uma iniciativa para reforçar as medidas de prevenção e controle da doença em todo o Estado. A ação consiste em fazer um levantamento de fontes de informação sobre casos suspeitos ou confirmados de sarampo em todos os municípios e Regiões de Saúde, nos últimos 30 dias.

Para isso, serão analisados prontuários clínicos e fichas de atendimento em serviços de saúde e no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), buscando identificar possíveis sinais da doença. O sarampo se manifesta por meio de manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, conjuntivite ou coriza. Esses sintomas devem ser notificados imediatamente às autoridades sanitárias.

O Ceará não registra casos de sarampo desde 2021, quando houve três ocorrências nos municípios de Massapê e Crato. Com o Dia S, a Sesa pretende retomar o certificado de eliminação do vírus, que foi perdido em 2019, após um surto nacional da doença. Para isso, é fundamental a busca ativa de casos, a fim de evitar que o vírus volte a circular no Estado.

Os dados coletados durante a semana do Dia S serão enviados ao Ministério da Saúde, para comprovar a ausência de transmissão do sarampo no Ceará. As estatísticas da doença serão divulgadas até o início de novembro. A Sesa ressalta a importância da vacinação contra o sarampo, que é gratuita e disponível nos postos de saúde para pessoas entre 6 meses e 59 anos.

EM ALTA

Sair da versão mobile