Iguatu

Seca vira tema de ‘Semana Ambiental’ em escola

[caption id="attachment_3576" align="alignleft"]Foto: Arquivo ModeloEstudantes da Escola Modelo na ‘Aula de Campo’ no Horto em Juazeiro do Norte[/caption]A seca, enquanto fenômeno climático que dizima o rebanho, transforma a paisagem e oprime ainda mais os agricultores e suas famílias virou o tema central da Semana do Meio Ambiente da Escola Modelo de Iguatu, cujas atividades foram iniciadas no último dia 20 de maio se estendendo até 07 de Junho.

Published

on

A seca, enquanto fenômeno climático que dizima o rebanho, transforma a paisagem e oprime ainda mais os agricultores e suas famílias virou o tema central da Semana do Meio Ambiente da Escola Modelo de Iguatu, cujas atividades foram iniciadas no último dia 20 de maio se estendendo até 07 de Junho.

Lilia Pontes, coordenadora do Ensino Médio explicou que a escolha do tema ‘Seca’ foi estratégica pelo fato de 2013 ser um ano atípico do fenômeno, e também para que os alunos aprendam sobre as causas da seca, suas consequências para os seres humanos, animais e vegetais e as possíveis intervenções para minimizar seus efeitos devastadores.

Nesta quarta, 05, Dia Nacional do meio ambiente, as equipes de coordenação programaram visita dos alunos e professores nas emissoras de Rádio, para falarem sobre os apanhados nos trabalhos de pesquisa, aulas de campo e atividades em grupo. Na Rádio Mais FM está prevista a participação de estudantes do Ensino Médio.

Também no dia 05 estão programadas outras atividades como ‘Café Sertanejo’, apresentação dos corais, ‘Nos Campos do Abandono’, e ‘Cio da Terra’e Leilão de Artes. Nos dias 06 e 07, acontece a ‘Gincana de Alimentos’, apresentação do coral ‘Súplica Cearense’ e ‘Desfile Ecológico’ pelas ruas do centro, com encerramento na praça Alcântara Nogueira.

Durante o período de realização da programação os professores programaram atividades pedagógicas que incluíram ‘aulas de campo’ na região do Cariri, Pesquisas sobre os tipos de vegetação da região, apresentações de teatro e dança, distribuição de água e alimentos em comunidades atingidas pela estiagem, visita às margens do Rio Jaguaribe, produção e apresentação de documentário, palestras nas comunidades rurais dentre outras.

A Escola Modelo foi buscar a participação de órgãos dos governos que lidam quase que diariamente com as situações da seca, como a Cogerh, a Ematerce e a Conab, para darem suporte às atividades dos alunos. 

 

EM ALTA

Sair da versão mobile