Iguatu

Seca afeta balneário do açude Trussu em Iguatu

Published

on

A tradicional banho no Açude Roberto Costa, o Trussu, já não é mais tão procurado pela população de Iguatu e visitantes, é o que afirmam vários comerciantes que vivem do movimento no local. Na manhã deste domingo, 30, a repotagem da Mais FM Educativa esteve no açude e conferiu de perto o que já se comenta.

Normalmente o movimento começa cedo, mas por volta das 11 horas da manhã quase ninguém era visto no complexo turístico ou mesmo nos bares nos arredores do açude.

Gilmar Araújo, responsável pelo complexo turístico há 2 anos reclama da seca. “Depois que secou tanto o povo vem menos mesmo. Antes uma hora dessas isso aqui tava lotado, hoje é isso que você vê. Desanimador demais uma situação dessas”, completa. Segundo ele, no mês de julho o movimento foi bom, mas não se compara aos anos anteriores quando o nível do reservatório estava melhor. Ele se diz preocupado com a possibilidade de mais um ano de seca: ” se passar mais um ano se chover aí se acaba tudo, vamos ter que procurar outra coisa para viver”.

O vendedor de espetinhos Cícero Neto também reclama da queda no movimento. Ele tem uma pequena barraca que vende espetinhos de carne e, para ele, não há o que fazer enquanto não chover. Ele lembra que, em épocas melhores, chegava a faturar mais de 300 reais em um domingo, mas atualmente mal chega a 90 reais. “Tem domingo que eu volto é mais cedo para casa, porque o movimento aqui dá fraco demais. Hoje vendi muito pouco e não estou vendo o povo vir muito não. Uma hora dessas já era para ter gente aqui nesses bares”, diz Cícero.

Saiba Mais

O Açude Roberto da Costa, mais conhecido por Açude Trussu, está localizado nos municípios de Iguatu, Acopiara e Jucás, na região centro-sul do Ceará. Foi construído sobre o leito do rio Trussu, numa parceria entre o DNOCS e a Secretaria de Recursos Hídricos do estado do Ceará, tendo suas obras concluídas em 1996. Sua capacidade é de 301.000.000 m³.

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O QUE FAZ UM DEPUTADO FEDERAL, ESTADUAL E SENADOR? O QUE É ESQUERDA, DIREITA E CENTRÃO?

EM ALTA

Sair da versão mobile