Saúde

Saúde da Mulher: 10 formas de ser mais saudável

[caption id="attachment_1482" align="alignleft" width="700"]Foto:Divulgação[/caption]No mês Internacional da Mulher, que tal fazer um pacto em favor da sua saúde? Para dar uma força, levantamos as dez iniciativas que você deve colocar em prática para garantir mais qualidade de vida e amadurecer com independência. Parece fácil, mas a maioria de nós deixa muitos deles de lado. Confira nosso check-list: 

Published

on

Foto:Divulgação

No mês Internacional da Mulher, que tal fazer um pacto em favor da sua saúde? Para dar uma força, levantamos as dez iniciativas que você deve colocar em prática para garantir mais qualidade de vida e amadurecer com independência. Parece fácil, mas a maioria de nós deixa muitos deles de lado. Confira nosso check-list: 

 

1. Cuidar da alimentação. “Isso significa não ficar mais de três horas sem comer, tomar bastante água, não exagerar nas porções e montar pratos coloridos”, diz a nutricionista Maria Fernanda Pio, do Rio de Janeiro, especialista em nutrição esportiva.  

2. Fazer pelo menos 30 minutos de exercício cinco vezes por semana. Segundo a Organização Mundial de Saúde, malhar regularmente melhora o condicionamento físico, a disposição e a coordenação motora, ajuda no controle de peso e no ganho de massa óssea, força e equilíbrio. 

3. Controlar o estresse. Dessa forma você evita que mais radicais livres sejam gerados – lembre-se que eles danificam as células e aceleram o envelhecimento –, e diminui a quantidade do hormônio cortisol circulando pelo organismo, o que favorece a flacidez muscular e o acúmulo de gordura na barriga.   

4. Reservar um tempo só para você. O ideal é que isso aconteça diariamente. Na prática, coloque o sono em dia, medite, faça uma massagem ou qualquer outra coisa que lhe dê prazer. 

5. Usar protetor solar todo dia para longas exposições ao sol. “Isso é importante porque a radiação ultravioleta é a responsável por triplicar o número de casos de câncer de pele nos últimos anos e por 80% do envelhecimento precoce da pele”, avisa a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. 

6. Manter a autoestima em alta. Querer ficar bonita aumenta até a vontade de cuidar da saúde. Para tanto, vale ir ao salão de cabeleireiro, fazer uma limpeza de pele, seguir uma dieta equilibrada, praticar voluntariado…

7. Realizar um check-up anual. Isso inclui consultar o ginecologista, o dentista e o cardiologista (caso tenha mais de 40 anos) e fazer os exames solicitados. 

8. Dormir bem. Para acordar descansada, a nutricionista Maria Fernanda Pio sugere fazer refeições leves à noite e não tomar café, álcool ou refrigerante após as 20 horas. Além disso, deite sempre no mesmo horário e não assista à TV nem mexa no computador no quarto. 

9. Cultivar bons relacionamentos. Laços afetivos saudáveis nos deixam mais felizes e aumentam a nossa saúde. 

10. Participar do Movimento Musas. No site movimentomusas.com.br você não só encontra mulheres que trabalham, têm filhos, cuidam da beleza e da natureza, como pode trocar experiências sobre atitudes saudáveis e transformadoras. Também encontra 100 dicas de autoestima, além de vídeos e textos superinteressantes para aprender a se valorizar mais.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile