Saúde Animal

Saúde Animal: Frutas na dieta do seu filhote

Doutor, meu cão e gato podem comer frutas? Quais? Sim, eles podem comer frutas! Algumas à vontade e outras com moderação, algumas com cuidados e outras são proibidas.

Published

on

Doutor, meu cão e gato podem comer frutas? Quais? Sim, eles podem comer frutas! Algumas à vontade e outras com moderação, algumas com cuidados e outras são proibidas.

Vamos saber quais são as frutas que são benéficas. Começaremos pelas frutas ricas em fibras, as que ajudam o funcionamento normal do intestino, são a pêra, maçã, melancia, melão, estas são mais recomendadas pois não tem muita caloria e contém muito líquido e são nutritivas. 

As frutas que devemos oferecer com moderação são a banana, manga e o mamão, pois tem muita caloria, teremos que ficar de olho na quantidade, pois podemos predispor seu bichinho a uma obesidade. Já as frutas cítricas em geral, como laranja, mexerica e limão, temos que tomar cuidado! Exemplo a laranja é rica em vitamina C, antioxidantes, substâncias antiinflamatórias, antialérgicas, anti-hipertensivas e mais de 100 elementos anti-câncer, além disso, também é rica em fibras. Porém tome muito cuidado em caso de gastrite, ela não é a fruta mais recomendada, pois pode piorar a gastrite. Todas as frutas cítricas em excesso ou com ingestão contínua agridem a mucosa gástrica do seu amiguinho. A uva é proibida para cães, podendo ocasionar, vômitos, diarréias, cólicas, um maior consumo de água, e em alguns casos falência renal. Antes de dar uma fruta que contém sementes e cascas, retire todas antes de dar ao seu animalzinho, pois na maioria das vezes são tóxicas para seu bichinho. Deixá-las picadas facilita a digestão. 

Doutor qual a fruta mais recomendada e por quê?

A mais recomendada sem dúvida nenhuma é a maçã, pois é rica em probióticos, (bactérias benéficas que auxiliam a digestão) favorecendo as funções intestinais, ajuda a manter a imunidade alta e também regula a glicemia. Sirva sempre com casca, cortada em cubinhos e sem sementes, pois elas liberam ácido cianídrico que são tóxicas aos cães.

 

*Dr. Roger Estevam Soares é médico veterinário, especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais

 

EM ALTA

Sair da versão mobile