Saúde

Saúde Animal: Doutor, preciso vacinar meu cãozinho e gatinho

Sim, quando nascem o cachorrinho e o gatinho, eles contam com os anticorpos fornecidos pelo leite da mãe, o colostro, que os protege contra microrganismos nocivos.

Published

on

Sim, quando nascem o cachorrinho e o gatinho, eles contam com os anticorpos fornecidos pelo leite da mãe, o colostro, que os protege contra microrganismos nocivos.

Mas, com o passar do tempo, essa proteção começa a desaparecer, isto em 30 a 45 dias, ficando os filhotinhos vulneráveis a doenças infecciosas. A vacinação ajuda a evitar que seu bichinho adquira doenças virais, muitas vezes com pequena chance de sobrevivência, mesmo com o tratamento.

Doutor, o que a vacina faz no corpo do animal? Quais vacinas são as mais indicadas?

Através da vacina, o sistema de defesa do animal “aprende” a produzir anticorpos rapidamente. A vacina contém antígenos inativos (vírus ou bactérias, mortos ou inativados), que não transmite a doença, mas ensinam o organismo a se defender dela. A “memória” do sistema imunológico nos 

animais são relativamente curta, por isso a precisão de serem vacinados anualmente.

Vacine com as vacinas Éticas, que são vacinas importadas, vendidas apenas por Veterinários, elas tem uma quantidade de antígenos necessária para que o sistema de defesa do animal produza anticorpos, para se protegerem de vírus e bactérias. Já as Vacinas conhecidas como Não Éticas, ou nacionais, não produzem um bom “estimulo-resposta”, deixando seu animalzinho exposto à doenças mortais.

Sempre opte por vacinar com Veterinários; ele avaliará se pode ou não pode tomar a vacina, pois a vacina só pode ser aplicada com saúde plena, ao contrário acarretara uma piora da saúde.

*Dr. Roger Estevam Soares é médico veterinário, especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais

 

EM ALTA

Sair da versão mobile