Automobilismo

Sauber renova com Esteban Gutiérrez e deixa russo como piloto de teste em 2014

Mexicano formará dupla com o alemão Adrian Sutil, que corria pela Force India

Published

on

Mexicano formará dupla com o alemão Adrian Sutil, que corria pela Force India

 

A equipe Sauber anunciou a renovação do contrato do mexicano Esteban Gutiérrez para a próxima temporada da Fórmula 1. Será o segundo ano consecutivo do piloto na categoria e na escuderia suíça, em que formará dupla com o alemão Adrian Sutil, representante da Force India no último Mundial.

Em seu ano de estreia na Fórmula 1, Gutiérrez, de 22 anos de idade, marcou pontos em apenas uma prova: o Grande Prêmio do Japão, em que conseguiu a sétima colocação. Seu companheiro de equipe em 2013, o alemão Nico Hulkenberg, apontado como uma das maiores revelações da categoria, fechou o ano com 51 pontos, 45 a mais do que o mexicano.

“Estou feliz de continuar como piloto da Sauber. No ano passado tive uma íngreme curva de aprendizado, mas trabalhando com o time consegui melhorar constantemente. Será meu quarto ano na equipe, o segundo como competidor, e me sinto confortável para dar o próximo passo”, afirmou Gutiérrez.

Ao fim do Mundial de 2013 da Fórmula 1, o mexicano corria o risco de perder seu lugar na Sauber, que dava quase como certa a contratação do jovem russo Sergey Sirotkin, por conta de seu grande aporte financeiro. A equipe suíça, no entanto, renovou seu contrato de patrocínio com a Telmex, uma das apoiadoras da carreira de Gutiérrez, e assim acertou a permanência do piloto latino-americano.

“No ultimo ano ele viu como pode ser dura a vida de um novato na F-1. Mesmo assim, melhorou durante todo o ano nos classificatórios e nas corridas, e fechou o Mundial como o melhor estreante, apesar de os resultados não refletirem sempre seu desempenho. Estou confiante que Esteban utilizará sua experiência para melhorar seus resultados e isso será facilitado por ele conhecer muito bem cada membro do time”, disse a chefe da Sauber, Monisha Kalterborn.

 

A renovação do contratou de Gutiérrez fez Sirotkin, antes apontado como provável piloto da equipe em 2014, ficar com o posto de reserva da equipe suíça. O russo, de 18 anos de idade, já andou com o carro da escuderia em uma demonstração na pista de Sochi, que receberá o GP da Rússia em 2014, e testou com um modelo de 2009 da Ferrari na pista de Fiorano.

“É uma grande chance para mim ser reserva da Sauber. Trabalharei muito duro para evoluir e tirar o máximo dessa oportunidade. A Fórmula 1 é muito complexa, então é importante ter uma chance assim. Mas meu principal foco no ano que vem será a World Series, que é muito competitiva. Isso me dará a oportunidade para me preparar ainda mais para o próximo grande passo”, afirmou Sirotkin.

Com o anúncio da renovação de Gutiérrez, restam apenas três vagas disponíveis para a a próxima temporada da Fórmula 1. Uma é ao lado de Jules Bianchi, na equipe Marussia. As outras duas são na Caterham.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile