Iguatu

SAAE e SRH definem parceria para obras de abastecimento de água de Iguatu

Published

on

A Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iguatu firmaram parceria para realizar obras que vão assegurar o abastecimento de água da cidade de Iguatu.

O SAAE apresentou dois projetos ao titular da SRH, Francisco Teixeira, que incluem a perfuração de mais seis poços rasos na bacia do Rio Jaguaribe, implantação de uma adutora de 1,5 km até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cocobó e a perfuração de poços no aquífero do Julião que serão interligados à adutora do Trussu.

Os dois projetos custam em torno de R$ 2 milhões.

O açude Trussu que abastece Iguatu e Acopiara acumula apenas 3% de seu volume. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, participou do encontro com o titular da SRH e ressaltou a importância da parceria do governo do Estado. “Estamos preocupados porque o inverno está passando, mas ainda há tempo para mais chuva e devemos estar preparados caso o açude Trussu não receba recarga suficiente neste ano”, pontuou.

Cheia no Rio Trussu

Na manhã deste domingo há registro de cheia no Rio Trussu, na localidade de São Paulinho, zona rural de Acopiara. A cheia decorre de chuvas que banharam áreas dos municípios de Jucás e de Saboeiro.

O chefe da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Iguatu, Anatarino Torres, observou que é preciso avaliar se a força e a quantidade da água são suficientes para chegar ao açude, pois há um longo trecho a ser percorrido e barragens secas.

Anatarino Torres confirmou que o nível do açude Trussu subiu 6cm neste domingo, decorrentes de chuva local.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile