Iguatu

Rotary e Secretaria de Saúde inauguram Academia de Saúde

Published

on

Com o propósito de recuperar o espaço e cumprir com o objetivo de quando pensado em sua construção; de ser um local dotado de infraestrutura, e profissionais qualificados fortalecendo as ações de promoção da saúde em articulação com programas e ações que primam o bem-estar, o Rotary Club de Iguatu em parceria com a Secretaria de Saúde inaugurou nesta sexta-feira, 30, a nova Academia de Saúde no bairro Flores.

Os aparelhos de ginástica também foram custeados pelo Rotary

A parceria nasceu do desafio lançado pela própria gestão municipal ao club de serviço que um dia já foi proprietária do espaço onde foi erguido o equipamento. Na parceria ficou acordado que Rotary ficaria encarregado de recuperar a estrutura física tornando ainda um lugar seguro. “Estamos em fim de gestão e hoje temos nossa cereja do bolo que é poder contribuir com o bem-estar social. Incomodava passar por aqui e encontrar um local marginalizado, como alvo de vandalismo. Nossa ideia foi transformar e colocar a serviço da população”, disse Tales Teixeira de Mendonça.

Estrutura deteriorada, equipamentos danificados em estado de abandono. Foi esse o cenário encontrado na Academia da Saúde situada no cruzamento das ruas Bevenuto Mendonça com a José de Alencar por muitos moradores da região próxima. “Aqui era um espaço de dar pena. Hoje vemos um local totalmente diferente, com luz e limpo. Não vou perder um dia de aula”, garantiu Maria de Socorro, moradora da Rua 12 de outubro.

Parcerias

O equipamento ganhou o nome do ex-rotariano, José de Herimatéia Bandeira “Maninho” (in memoriam)

Presente na solenidade de inauguração, o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT), afirmou que a simbologia da parceria serve de exemplo para demais entidades. “O que mais queremos é buscar apoiadores nessa missão. E que o elo não seja apenas com as academias de saúde, mas sim com praças. E nem somente com entidades sociais com a iniciativa privada por meio de empresários locais que abracem essa causa e façam conosco uma gestão participativa e de todos”, ressaltou o também rotariano.

A academia é um Projeto do Ministério da Saúde, com as administrações municipais. A Prefeitura de Iguatu comprometeu-se cedendo profissionais de educação física, que terão como missão desenvolver projetos voltados na qualidade de vida. A secretaria já anunciou uma agenda de ocupação do local com o propósito de desenvolver ações por meio de profissionais da prefeitura e moradores da comunidade da terceira idade.

A academia passou por três meses de reformas na sua pintura, instalação de banheiros, vestiários e espaço coberto para alongamento e encontro de grupos. Os aparelhos de ginástica também foram custeados pelo Rotary. “Equipamos o local adequando para elaborarmos um plano de atividades. Com toda certeza esse é o mais perfeito espaço da cidade para se trabalhar com a melhor-idade. Acredito que eles já estão muito motivados”, disse Gilderlandio Benigno, profissional de Educação Física do município que ficará responsável em desenvolver atividades semanais no local.

Homenagem

Por meio de projeto votado na Câmara Municipal, o equipamento ganhou o nome do ex-rotariano José de Herimateia Bandeira “Maninho” (in memoriam). Familiares que descerraram a placa em homenagem agradeceram a lembrança. “Com certeza essa é a representação do legado que ele deixou aqui, seja como pai ou como representante de entidade de classe. Só temos a agradecer”, disse Micaela Bandeira, filha do homenageado.

Escola SESC/Rotary

Ainda próximo à Academia de Saúde, além de funcionar a estrutura da sede do club de serviço e o Parque de Exposições da entidade, o espaço contará ainda com uma Escola Sesc/Rotary, com início de construção programada para o segundo semestre. “Será um complexo de equipamentos que levará o nome do Rotary e que teremos a responsabilidade de zelar por eles com toda a dedicação”, disse Tales Mendonça.

 

 

EM ALTA

Sair da versão mobile