Iguatu

Rotary Club de Iguatu recepciona dinamarquesa Katrine Tilma

Published

on

Pela primeira vez na história dos 65 anos do clube de serviço na cidade, o Rotary Club de Iguatu recebeu uma jovem intercambista por meio do projeto de Intercâmbio do Rotary Internacional “Rotary Youth Exchange”. A estudante dinamarquesa Katrine Tilma, 16, chegou à cidade na última semana e na quarta-feira, 08, teve o seu primeiro contado com a entidade formada por rotarianos, damas rotárias, rotaractianos e interactianos.

Katrine chegou a solo brasileiro no último dia 26 de julho em Fortaleza onde pôde conhecer as belas praias. No Aeroporto Pinto Martins foi recepcionada pela comitiva de rotarianos. “Eu amei! Eles estavam vestidos com camisas com minhas fotos estampadas. Gritavam boas vindas. Gostei dos abraços. A recepção foi muito afável. A temperatura é grande diferença”, disse Katrine.

Jovens de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo. “Fascinante conhecer outros países. O que eles fazem em suas nações, até mesmo como eles rezam antes de comer, isso tudo é muito importante. E só eu conhecendo outras culturas e pessoas que vou vivenciar isso tudo”, avaliou a jovem dinamarquesa sobre o programa de Rotary.

Aos rotarianos ela discursou pela primeira vez, mas antes presenteou com souvenir de sua terra local. “Estou muito contente em estar aqui. Muito obrigada”, disse Katrine, mostrando desenvoltura com o português. A jovem já começou a estudar na Escola Modelo de Iguatu e passa a se adequar aos costumes e rotina local.

Iguatuense na Europa

Enquanto a dinamarquesa chega, o programa enviou no sábado, 11, a iguatuense Rebeca Cavalcante Costa, 17, que vai passar um ano fazendo intercâmbio na Dinamarca, país da Europa Setentrional, localizado a sudoeste da Suécia e ao Sul da Alemanha e Noruega.

Filha dos professores Elder Costa e Josiane Cavalcante, Rebeca vai morar por essa temporada na cidade de Hjorring, localizada no norte do país de cinco milhões de habitantes. O casal de docentes cuidará de Katrine Tilma durante todo o período do programa. “Seremos os país dela aqui. Esperamos passar valores importantes, que o principal nessa vida é o ‘ser’ e não o ‘ter’”, afirmou Elder.

Rebeca foi selecionada após passar por diversas seletivas e entrevistas. Ela ficou em 2º lugar na classificação, entre os três estudantes dos três estados que concorreram. De acordo com o oficial de intercâmbio Júlio Cesar, quando o jovem brasileiro é aprovado no projeto de Intercâmbio da instituição, ele se torna embaixador de seu país na estada no país de destino que dura 12 meses.

EM ALTA

Sair da versão mobile