Iguatu

Rotary Club de Iguatu programa projeto ‘Tampinha Solidária’

Published

on

O Rotary Club de Iguatu já articula para esse semestre, o lançamento da campanha ‘Tampinha Solidária’. O projeto social de reciclagem de tampas plásticas terá o objetivo de garantir recursos financeiros na aquisição de fraldas geriátricas e financiamento do projeto de Bolsas Escolares em instituições privadas. A instituição já articula uma rede de parceiros e voluntários que garantem a coleta, triagem e destinação das tampinhas plásticas a uma recicladora que demonstre responsabilidade ambiental e social.

O objetivo principal do projeto é estruturar, acompanhar e garantir que tampinhas coletadas, em locais previamente estabelecidos, possam ser reunidas em recipientes adequados, para que sejam triadas e tenham destinação correta. O clube já adquiriu 50 garrafões de 20 litros que serão personalizados, com a marca do projeto e dos parceiros.

Para fins operacionais trabalha-se com a medida de quatrocentas tampinhas plásticas de refrigerantes equivalentes a 1kg. Uma tonelada é avaliada em R$ 6mil por recicladores. “As tampinhas são separadas por cores antes de serem vendidas. Esse processo é feito manualmente por nós voluntários”, afirmou Edney Rolim, rotariano e articulador do projeto.

Meio Ambiente

O objetivo do Projeto será conscientizar, mobilizar toda a sociedade a dar um destino correto aos resíduos de plástico, que nos acompanha em diversas horas no nosso dia a dia, seja em um canudo, copo, garrafa se tornando sempre um vilão para a população. “Se pararmos pra pensar que aquela tampinha plástica, sim aquela tampa de refrigerante, suco e água, que você ignora e joga no lixo, pode mudar totalmente a vida das pessoas. Esperamos que a ação contribua com a movimentação de uma economia solidária e sustentável do nosso clube”, disse Orlando Silveira, presidente do Rotary.

O Rotary está aberto a parcerias para destinação de pontos de apoio e para separação antes de serem vendidas. as tampas são separadas por cores devido a isso, pois, caso elas sejam misturadas e o reciclador utilizar misturando as cores, essas tampas, provavelmente, serão transformadas em sacos de lixos recicláveis ou outros produtos reciclados que não terão mais serventia. “Esse projeto tem por objetivo esse ciclo virtuoso do plástico. A tampa passará por todo o processo de reciclagem e essa tampinha vai voltar a ser tampinha novamente”, apontou Rolim.

EM ALTA

Sair da versão mobile