Iguatu

Rotary Club de Iguatu cumpre meta Distrital de Plantio de Árvores

Published

on

Plantar uma árvore não é só um gesto simbólico para aqueles que buscam a realização, como o antigo ditado dizia: “ter um filho, escrever um livro, plantar uma árvore…”. Atitude que traz muito mais benefícios ao planeta do que imaginamos, a ideia compartilhada como meta distrital pelos rotarianos foi cumprida de forma especial pelo Rotary Club de Iguatu.

A ação de impacto ambiental foi possível em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura e Pecuária. “Fizemos isso com as nossas crianças. É uma forma educativa para a formação dos valores e da cidadania de cada uma delas”, disse Vinicius Mendonça, presidente da entidade de serviço.

A meta estabelecida pelo Rotary Internacional (RI) é a de que cada membro associado plante uma árvore até o dia 22/04/2018. A meta foi superada pelo club, hoje com 60 sócios representativos que efetuaram um plantio de 400 mudas de árvores.

O Rotary afirma ter se envolvido no plantio de mais de 400 mudas na cidade (Foto Thiedo Henrique/Mais FM)

O local escolhido foi o Parque do Rotary Club de Iguatu Enéas de Souza Bandeira, estrutura de 89 mil m² de área, que recebeu 250 mudas. “Queremos fazer da nossa segunda casa um grande pulmão ambiental de nossa cidade. Com as secretarias destinamos mais de 400 mudas e executamos juntos o plantio em boa parte da cidade”, afirmou Vinicius.

Outro espaço que recebeu mudas foi o entorno do ‘Marco Rotário’, no obelisco da entidade que está situado no triângulo da saída do município na CE 060 (Iguatu/Acopiara). Lá foram plantados ipês, jatobá e mangueiras. O monumento está instalado no local há 36 anos sendo facilmente reconhecido pela população. “Essa parceria nos possibilitou plantar 14 mudas, no local com certeza dará um charme especial à entrada da cidade”, disse Marcos Ageu, secretário de Meio Ambiente e também rotariano como presidente entrante (2018/2019).

Espécies nativas

Iguatu mantém um espaço da Secretaria de Agricultura e Pecuária, no Bairro Bugi, em que cultiva plantas nativas e faz mudas para serem distribuídas para população, para o plantio e arborização de praças, ruas e avenidas. Recentemente em uma ação de SEAP, foram distribuídas mais de 8 mil plantas nativas de várias espécies e frutíferas. “Temos um custo pra produzir, mas é papel do público nosso promover ações de impacto ambiental e essa é uma das que estamos organizando e colocando em prática. A recomendação crucial é de apenas tirar a muda do saco, colocar num lugar úmido, regando sempre, o resto a natureza se encarrega”, disse Hildernando Barreto, secretário de Agricultura e Pecuária.

Receberam mudas as avenidas Fransquinha Dantas (50 ipês rosa e 20 timbaúbas); Dário Rabelo (40 ipês rosa); Campo Multi-institucional Humberto Teixeira (40 ipês, 20 mangueiras, 10 cajueiros e 05 timbaúbas); nova sede do DETRAN-CE (35 ipês, 10 timbaúbas, 05 cajueiros, 03 mangueiras e 20 ornamentais), estação de tratamento do SAAE/Cocobó (15 ipês, 03 mangueiras, 02 jatobás e 02 cajueiros), CRAS V (15 ipês, 02 mangueiras e 01 cajueiro).

EM ALTA

Sair da versão mobile