Iguatu

Rotary Club de Iguatu celebra 65 anos com lançamento de livro e noite festiva

Published

on

O Rotary Club de Iguatu comemorou no último sábado, 02, os 65 anos de fundação na cidade. Uma das entidades mais antigas do Distrito 4490 (composto pelos estados de Piauí, Ceará e Maranhão), desde sua fundação em 23 de maio de 1953, contou com 69 presidentes e centenas de associados, numa história acompanhada de intervenções que apoiam as iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.

Quem prestigiou o evento foi o governador do distrito, Eduardo Campos, que enalteceu a importância do club iguatuense no meio rotário dos três estados. “É uma satisfação participar de momento que mostra a continuidade de um trabalho rotário de ações, projetos e realizações em prol da comunidade de Iguatu. Iguatu tem um Rotary forte presente e de grande companheirismo”, disse.

Autor da obra Honório Barbosa, entrevistou mais de 30 pessoas para compor o livro – (Foto Thiedo Henrique/Assessoria)

Livro

O Rotary esteve presente nos mais importantes acontecimentos ao longo desse período. É a entidade que promove há 57 anos a Exposição Agropecuária e Industrial de Iguatu (EXPOIGUATU), a festa maior da região Centro-Sul cearense, que contribui para a melhoria genética do rebanho e movimenta a economia local.

Em suas reuniões semanais, o Rotary já trouxe convidados diversos, debateu temas variados, problemas que afligem a comunidade nos setores de infraestrutura, saúde, educação, assistência social, segurança, agropecuária, dentre outras temáticas.

Para registrar toda a história de serviços prestados, um livro comemorativo foi lançado. “O volume conta e eterniza mais de meio século de serviços prestados à cidade”, é o que afirma o jornalista Honório Barbosa, autor da obra. “Foram mais de 30 entrevistas. O Rotary esteve presente em ações concretas de socorro às vítimas das cheias do rio Jaguaribe em 1974, 1985, 2004, e também em períodos de estiagem ao longo dessa caminhada de 65 anos de história. O nosso objetivo era reunir em um só documento os principais aspectos da história de Rotary em Iguatu. Esperamos ter alcançado. É uma leitura fácil e espero que do agrado de todos os companheiros. A obra ficou dentro da nossa expectativa”, disse Honório.

Governador assistente e ex-presidente Paulo de Tarso Bezerra reafirmou que o club pautou seu mais de meio século de história, na mudança de realidades. “Nós estamos tendo a oportunidade de vivenciar um momento histórico de uma instituição sólida, com bastante pujança e com histórico de todos os membros terem participado desse vitorioso caminho. A sociedade esteve representada e sente representada por esse exemplo de entidade a ser seguido”, afirmou.

Escola Modelo e Colégio Pólos foram homenageados com a Medalha Daniel Terto – (Foto Thiedo Henrique/Assessoria)

Medalha Empresa Cidadã

Em homenagem saudosa a Daniel Terto Vieira (in memoriam), foi entregue a duas empresas locais uma medalha com o nome do rotariano que faleceu em uma noite de reunião do club no dia 09 de agosto de 2017, após parada cardiorrespiratória.

A comenda foi entregue à Escola Modelo de Iguatu e ao Colégio Polos. As escolas são parceiras do clube desde 2015 cedendo bolsas escolares a estudantes selecionados pelo Rotary na rede pública.

Jovem Intercambista

Rebeca Costa será a primeira intercambista do Rotary Club de Iguatu –(Foto Thiedo Henrique/Assessoria)

Uma boa opção para quem tem menos de 20 anos e deseja ter uma experiência internacional é o Intercâmbio de Jovens do Rotary Club. E na noite festiva foi apresentada a primeira intercambista do Rotary Club de Iguatu. Rebeca Costa terá chance de conhecer a Dinamarca. “Será uma experiência única, acredito. Será uma cultura totalmente diferente. Espero apresentar um pouco da cultura da minha cidade”, disse Rebeca.

Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, com o foco de transformar o jovem em verdadeiros cidadãos do mundo e de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. A cidade também receberá uma intercambista do mesmo país.

Presidente 2017/2018

Um ‘pin’ comemorativo foi entregue aos ex-presidentes presentes na solenidade do evento. Vinicius Mendonça, atual presidente, celebrou a chance de presidir o club nesse período. “Como disse Raimundo Felipe quando presidente Rotary: ‘Iguatu é Rotary e Rotary é Iguatu’. Por 65 anos o Rotary fez e faz a diferença na vida das pessoas mudando a realidade delas”, afirmou.

Atual presidente, Vinicius Assunção celebrou a chance de estar a frente do clube de serviço (Foto Thiedo Henrique/Assessoria)

EM ALTA

Sair da versão mobile