Iguatu

Rotarianos recebem instrução sobre Fundação Rotária

Published

on

Em mais uma noite de instrução rotária, o Rotary Club de Iguatu promoveu em sua última reunião ordinária, momento a fim de provocar uma autorreflexão e a consequente avaliação das razões, pelas quais, integram ao movimento rotariano internacional a serviço da humanidade. O tema escolhido pela mesa diretora foi Fundação Rotária (FR).

O rotariano Coelho Neto foi quem ministrou as instruções desde a missão, conselhos de curadores, manutenção e programas da Fundação que se tornou uma das entidades mais respeitadas e que serve como referência mundial em serviços humanitários. A FR completa nesse ano rotário (2016/2017) 100 anos, com histórico vasto de projetos que visam a fornecer água limpa, combater doenças, promover a paz, aumentar o acesso à educação básica e contribuir ao crescimento de economias locais. Uma das marcas da FR é ter sido líder na iniciativa mundial de erradicação da pólio.

De acordo com Coelho Neto, o centenário da entidade é a ocasião ideal para divulgarmos o histórico de serviços humanitários. “Não há Rotary sem a fundação. A FR é a única aditada pelos vários mecanismos mundiais. E a instrução rotária, com esse tema é uma das formas mais eficientes de incutir no novo companheiro uma verdadeira conscientização rotária”, ressaltou.

Tales Mendonça, presidente do Rotary Club de Iguatu, disse que a instrução é capaz de consolidar o novo associado à presença definitiva no quadro de associados. “Creio que é básico e necessário que ele conheça e seja motivado para gostar, pois como todos nós sabemos é difícil, se não impossível, amar o que não se conhece”, afirmou.

Consórcio

A ocasião serviu para o atual membro da comissão da Fundação Rotária e o próximo coordenador da célula, no ano 2017/2018, Paulo de Tarso Bezerra e Coelho Neto, respectivamente, apresentarem o retorno do Consórcio de Doadores, intitulado ‘Companheiro Paul Harris – RC-Iguatu’. “O club com intuito de contribuir para as ações da FR e como entidade interessada em obter recursos oriundos da fundação, estamos formulando um consórcio a ser implantado entre companheiros visando à doação de mil dólares rotários ao final de um período a ser estipulado. Dessa forma, estaremos cumprindo as determinações da fundação e nos tornando aptos a receber os benefícios”, explicou Coelho.

Paulo de Tarso foi o idealizador do primeiro consórcio da fundação no club. “Esperamos que todos integrem nessa missão. Cada rotariano pode salvar e mudar vidas e que seja um espaço onde os companheiros tenham a oportunidade de criar e implementar planos para conseguir apoio da Fundação Rotária”, ressaltou. O primeiro projeto enviado pelo club à FR visa a construir centros de abastecimento d’água em comunidades rurais da cidade.

EM ALTA

Sair da versão mobile