Iguatu

Rotarianos divulgam agraciados com a medalha Daniel Terto

Published

on

O Rotary Club de Iguatu segue com os preparativos das comemorações dos 65 anos de fundação do clube de serviço na cidade, dessa vez com o anúncio na última reunião na quarta-feira, 18, das entidades que receberão a Comenda Daniel Terto.

Um dos clubes mais antigas do Distrito 4490 (composto pelos estados de Piauí, Ceará e Maranhão), desde sua fundação em 23 de maio de 1953, contou com 69 presidentes e centenas de associados, numa história acompanhada de intervenções que apoiam as iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.

Apesar do natalício ser no mês de maio, os rotarianos planejam num primeiro momento realizar o evento comemorativo no dia 02 junho. A programação será aberta ao público com a comercialização de mesas, e contará com apresentações musicais.

Medalha Daniel Terto

Em homenagem saudosa a Daniel Terto Vieira (in memoriam), será entregue à Escola Modelo de Iguatu e ao Colégio Polos duas comendas com o nome do rotariano que faleceu em uma noite de reunião do clube no dia 09 de agosto de 2017, após parada cardiorrespiratória. “Daniel era um verdadeiro companheiro que faleceu em um dos lugares que mais gostava. Ele partiu, mas deixou eternizado seu carisma e amor ao companheirismo, símbolo da causa rotária. Vamos homenagear com a medalha que levará o seu nome figuras jurídicas, como ele era como pessoa física”, disse Vinicius Assunção, presidente do Rotary Club de Iguatu.

As escolas são parceiras do clube desde 2015 cedendo bolsas escolares a estudantes selecionados pelo Rotary na rede pública, tendo como contrapartida da entidade o financiamento do material de estudo e fardamento. Hoje 13 alunos são mantidos nas instituições de ensino que ainda mantém por contra própria o sonho vivo de estudantes iguatuenses que tentam vencer na vida absorvendo o ensino de qualidade.

Livro

Ainda é previsto para o evento comemorativo um momento solene com o lançamento do livro que contará e eternizará em palavras mais de meio século de serviços prestados à cidade. “Vem sendo um trabalho de resgate histórico, de atas que ainda existem, e de entrevistas de figuras que viveram as décadas de 1950 e 1960, que relatam as ações desenvolvidas, e o público que foi beneficiado na época e as formações dos conselhos diretores. Vem sendo um trabalho difícil e ao mesmo tempo prazeroso”, adiantou o presidente Vinícius Assunção.

Fim filantrópico

O local da festa do Rotary será a área social da AABB de Iguatu, mesmo ambiente onde ocorreu o aniversário dos 60 anos. Os membros estudam ainda a possibilidade de o evento ter o caráter filantrópico, com a reativação do banco de cadeiras de rodas. “Vamos estudar a ideia como os nossos parceiros e a comissão à frente do aniversário do clube. Não podemos e nem vamos deixar de lado nossa principal missão: o de mudar realidades, e doar cadeiras de rodas a quem necessita tem o seu efeito direto nesse propósito rotário”, concluiu Vinicius.

EM ALTA

Sair da versão mobile